Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Doença causada por 'fungo da cerveja' faz intestino produzir álcool

The yeast <em>Saccharomyces cerevisiae</em>
Saccharomyces cerevisiae
Americano foi diagnosticado e tratado em 2010 com enfermidade. Enfermidade foi designada como Síndrome da fermentação do intestino
 
Cientistas descreveram na publicação "Journal of Clinical Medicine" uma síndrome causada pela presença excessiva do fungo Saccharomyces cerevisiae no trato intestinal, que transforma açúcares em álcool, deixando o portador desta doença embriagado mesmo se ele não tiver ingerido bebida alcoólica.
 
O nome científico deste organismo parece estranho, mas é a designação para a levedura, elemento primordial para a fabricação das cervejas e produção de pães.
 
Os pesquisadores da Faculdade Panolla, do Texas, descreveram o caso de um homem dos Estados Unidos, de 61 anos, que foi diagnosticado em 2010 com a rara doença chamada de síndrome de fermentação intestinal.

Segundo o jornal norte-americano “NPR”, o paciente foi tratado em um hospital de Cartago, no Texas. A vítima se internou reclamando de tontura e um teste de bafômetro feito revelou nível de álcool no sangue quase cinco vezes acima do limite permitido. No entanto, o homem afirmou que não havia ingerido bebida alcoólica naquele dia.

Levedura em excesso
Os médicos ficaram perplexos e decidiram pesquisar o que acontecia com ele. Após testes realizados por especialistas, foi detectado que o trato intestinal do homem agia de forma diferente, produzindo álcool.

A condição rara funciona da seguinte maneira: o fungo fermentava os açúcares presentes em todo amido ingerido (encontrados em massas ou refrigerantes) e os transformava em etanol.
 
O tratamento foi feito com a ajuda de remédios que combatem fungos, além de uma dieta que restringiu a ingestão de açúcares, carboidratos e, claro, álcool durante seis semanas. Após dez semanas de tratamento o nível de álcool no sangue foi totalmente eliminado.
 
Os primeiros casos de síndrome da fermentação do intestino foram descritos no Japão. Houve alguns poucos relatos de pessoas com essa doença nas últimas três décadas, sendo que dois deles foram com crianças – uma menina de 12 anos e uma outra de 3 anos.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário