Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 15 de março de 2013

HCor firma parceria com DF para emitir 20 mil laudos por mês

Os exames realizados pelo SUS serão encaminhados via internet
 para a Central de Telemedicina do HCor, em São Paulo, para
avaliação de médicos especializados
Telemedicina irá atender 200 unidades da rede pública de saúde
 
O Hospital do Coração (HCor) lança parceira com o governo do Distrito Federal para emitir cerca de 20 mil laudos por mês, referentes a exames realizados em 200 unidades da rede pública de saúde.
 
Os exames realizados pelo SUS serão encaminhados via internet para a Central de Telemedicina do HCor, em São Paulo, para avaliação de médicos especializados. Serão contemplados exames de 11 hospitais, unidades básicas de saúde (UBSs), centros de atenção psicossocial (CAPS), clínicas da família e sistema prisional.
 
“Esse convênio firmado entre HCor e Distrito Federal irá gerar um ganho de agilidade no atendimento público”, afirma o Dr. José Carlos Pachon, cardiologista e um dos responsáveis pelo projeto no HCor. Com esse convênio, o resultado do exame passará a ser conhecido em minutos.
 
O lançamento aconteceu em Brasília e contou com a presença do diretor-geral do hospital, o prof. Dr. Adib Jatene.
 
Tipos de exames
Três diferentes exames serão avaliados por especialistas do HCor, o Tele Eletrocardiograma (Tele ECG), Tele Holter e Tele Monitoramento Ambulatorial de Pressão Arterial (MAPA). O primeiro exame consiste na análise dos sinais elétricos emitidos pelo coração. Ele detecta a ocorrência de infarto agudo do miocárdio e arritmias.
 
O Tele Holter também é baseado no monitoramento elétrico da atividade cardíaca, porém o acompanhamento é feito por um aparelho (holter), durante 24 horas. Por fim, o MAPA viabiliza a análise do comportamento da pressão arterial fora do consultório médico, também com monitoramento 24 horas.
 
Além disso, a Central de Telemedicina estará à disposição para emitir segunda opinião em atendimentos ligados à especialidade da cardiologia.
 
Início do projeto
A capacitação dos profissionais na rede pública de saúde começou em fevereiro, sendo que cerca de 70 unidades já estão trabalhando em parceria com a Telemedicina do HCor. Quase 800 procedimentos já foram realizados. A previsão é que até o final de abril todo os profissionais já estejam capacitados e todos os pontos previstos já tenham o sistema para emissão de exames implantado.
 
O Tele ECG será realizado em todos os hospitais e centros de saúde do DF. Os demais exames serão disponibilizados nos hospitais que têm a especialidade de cardiologia, como o Hospital de Base e os hospitais regionais de Taguatinga, Gama e Sobradinho.

Coração do brasileiro
O Infarto Agudo do Miocárdio figura entre as principais causas de morte no país. Ele é responsável, com as demais doenças cardiovasculares, pela morte de pelo menos 308 mil brasileiros por ano, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). O problema está associado a diversos fatores de risco, como excesso de peso, alimentação rica em gordura, estresse, sedentarismo, tabagismo, consumo de drogas ilícitas, histórico familiar e idade acima de 65 anos.
 
O excesso de peso, um dos principais fatores de risco cardiovascular, já atinge 60% da população adulta brasileira e avança em populações cada vez mais jovens, segundo recente levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso tem favorecido a ocorrência de infartos em adultos com menos de 60 anos.
 
Fonte Saudeweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário