Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Novo sistema restaura fala em pacientes com câncer de garganta em 10 minutos

Técnica de implante de prótese vocal foi testada com sucesso em animais e já está pronta para ensaios clínicos em humanos
 
Cientistas do Raffles Hospital, em Cingapura, desenvolveram um novo sistema que restaura a capacidade de fala de pacientes que perderam a voz devido a doenças como o câncer de garganta.
 
O procedimento permite que os pacientes voltem a falar apenas 10 minutos após a operação. Com o tratamento padrão, esse período de espera é de até duas semanas.
 
O tratamento padrão da laringectomia consiste na inserção de uma prótese por meio de uma pequena punção (punção tráqueo-esofágica ou TEP) na parede entre a traqueia e o esôfago. Durante a punção, um fio-guia é inserido na fístula para impedir a criação de passagens falsas. Dois "dilatadores" são colocados para alargar a abertura.
 
Antes, um tubo de borracha temporário é colocado na abertura e a prótese vocal não é inserida até cerca de duas semanas depois, quando a passagem estiver "madura".
 
Agora, Chui Chee Kiong e seu colega David Lau conseguiram fundir todas essas etapas em um único procedimento.
 
No entanto, os médicos ainda precisam do endoscópio para orientar e monitorar o progresso durante a operação. O novo sistema garante um ajuste confortável e imediato da prótese na passagem criada entre a traqueia e o esôfago.
 
Próteses vocais podem variar de comprimento para diferentes indivíduos, dependendo da espessura entre o tubo de alimentação e a traqueia. O comprimento deve ser de acordo com as necessidades do paciente e seu tamanho normalmente varia entre 6mm a 26mm. É importante que a prótese se encaixe bem, caso contrário pode ser ineficaz e poderá causar desconforto.
 
"A maioria das próteses precisam ser alteradas devido a desgaste, dependendo de cada indivíduo. E o tamanho da prótese a ser inserido pode variar devido a alterações no tecido do paciente. Nossa invenção vai oferecer aos pacientes um sistema simples, que reduz o tempo e desconforto. Ela também irá diminuir o custo para o paciente, já que o número de procedimentos será reduzido", explicam os pesquisadores.
 
Segundo Lau, pacientes que necessitam de restauração da voz após a cirurgia para câncer de laringe tem que fazer várias consultas, e esse procedimento representa uma solução simples que pode salvá-los de desconforto, tempo e dinheiro.
 
"O sistema que concebemos tem várias vantagens sobre os métodos existentes, uma vez que não só reduz o número de passos e complexidade, mas também aumenta a precisão de posicionamento e a segurança, além de permitir a volta imediata da voz. No entanto pacientes ainda terão que colaborar com algum esforço, e trabalhar com terapeutas da fala para obter melhores resultados ao se expressar", conclui Lau.
 
O sistema foi testado com sucesso em animais, e está pronto para ensaios clínicos em humanos.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário