Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Fones de ouvido são tão perigosos para audição quanto barulho de turbinas

Ouvir música em volume muito algo pode danificar as células nervosas resposáveis pela audição e levar à surdez temporária ou definitiva, confirma pesquisa. O estudo aponta ainda que o volume acima do ideal nos fones de ouvido têm efeitos tão catastróficos para audição quanto ficar ao lado de turbinas de avião ligadas.
 
A pesquisa é uma das primeiras à confirmar que sons acima dos 110 decibéis não só causam a surdez como alteram o modo como as células nervosas que levam a informação do ouvido até o cérebro funcionam. Essa alteração é responsável, por exemplo, pelo zumbido crônico, condição que afeta cada vez mais pessoas.
 
“Nossa pesquisa nos permite entender como a exposição a barulhos muito altos causam perda de audição em níveis celulares. Isso é um achado muito importante para o desenvolvimento de novas formas para tratar esse problema e ajudar diversas pessoas com a condição. Não estamos falando somente de cura, mas de provas conclusivas que podem levar à melhor proteção da audição”, diz Martine Hamman, pesquisador da Universidade de Leicester, no Reino Unido, e um do autores do estudo publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences.

Sons muito altos, indicam os pesquisadores, impactam a chamada barra de mielina que recobrem as células nervosas que levam as informações captadas nos ouvidos até o cérebro. Com a perda dessas estruturas os sinais elétricos ficam comprometidos e o cérebro não consegue interpretar os sinais corretamente. É uma “surdez neurológica”.
 
Com o passar do tempo a mielina pode se recompor, mas enquanto isso não acontece a surdez ou zumbido crônico passam a ser constantes na vida das pessoas que de alguma forma foram expostas a sons muito altos (incluindo fones de ouvido fora de um nível de volume adequado).
 
“A perda de audição pode ser revertida em alguns casos, mas não em outros. Nesses casos onde não há reversão é necessário entender melhor como isso acontece”, diz o Hamman.
 
Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário