Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Técnica de enfermagem contamina vários bebês com tuberculose em Campinas

Foram confirmados 5 casos na maternidade Madre Theodora. Outros 354 bebes que tiveram contato com a técnica passam por exames
 
A maternidade particular Madre Theodora, de Campinas, confirmou que a fonte da tubercoluse que infectou vários bebês na instituição era uma técnica de enfermagem que já teria sido afastada.

De acordo com a maternidade, só foi descoberto que a técnica estava com a doença depois da notificação do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), de Campinas. Todos os funcionários da instituição foram submetidos a exames de raio X e de Derivado de Proteína Purificada (PPD) .

Em nota, a maternidade informou que não há nenhum outro caso de tuberculose e que foi levantada a lista de bebês que tiveram contato com a funcionária. No total, já foram identificados 354 bebês. Todos estão sendo examinados.

O número de infectados pelo bacilo de koch que desenvolvem a doença fica entre 5% e 10%. Em crianças, o diagnóstico é mais difícil porque elas não apresentam os sintomas característicos, como febre vespertina, tosse reprodutiva, sudorese noturna e emagrecimento e, sim, problemas pulmonares e dificuldade em ganho de peso.

Nesta terça-feira (9) foram confirmados mais dois bebês que contraíram a doença, chegando a 5 casos. Mais 13 exames identificaram a presença do bacilo de koch e há três casos suspeitos sob análise.

Segundo o Devisa, os exames que começaram a ser realizados, no dia 25 de setembro, em 354 crianças nascidas naquela maternidade, vão continuar até o dia 22 deste mês. Até a última sexta-feira (5), tinham sido submetidos aos exames 166 bebês.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário