Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 17 de agosto de 2012

SAMU qualifica profissionais para atendimento em 37 bases no Norte de Minas

Técnicos em enfermagem e condutores socorristas estão sendo preparados para trabalhar no setor de urgência e emergência

A rede de urgência e emergência da Macro Norte realiza, nesta semana, treinamento para 60 técnicos em enfermagem e condutores socorristas, que atuam no SAMU do Norte de Minas Gerais. Eles estão sendo preparados para trabalhar nas 37 bases como folguistas e feristas.

Segundo a gerente de recursos humanos do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (CISRUN), Juliana Veloso, o treinamento faz parte da rotina do SAMU, que precisa de funcionários treinados e atualizados, preparados para o serviço. " Apesar de estarmos com concurso em andamento, o quadro de funcionários precisa estar sempre completo e atualizado, pois o SAMU não pode parar. Os funcionários em treinamento serão contratados como temporários para fechamento das escalas de plantão até que o concurso seja concluído e os aprovados sejam efetivados e treinados para assumir a vaga" , explica a gerente.

O coordenador médico do SAMU Macro Norte, Enius Freire Versiani, explica que o treinamento é fundamental para a capacitação profissional de acordo com a demanda do SAMU, que é o atendimento às urgências e emergências. " Todos os profissionais admitidos pelo SAMU assistem às mesmas aulas, participam das mesmas dinâmicas, de forma a padronizar a conduta, o que é fundamental para a qualidade do serviço" , avalia.

O SAMU Macro Norte possui 37 bases distribuídas estrategicamente pela região e cobertura em 86 municípios, assistindo uma população de cerca de 1,6 milhão de habitantes.

A Central de Regulação de urgência recebe cerca de 300 chamados por dia e, de 2009 a 2011, foram realizados mais 250 mil atendimentos, com uma redução de mais de 1000 mortes/ano por causas evitáveis na região.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário