Centro de Informação Toxicológica lança alerta às vésperas do Dia Estadual de Prevenção de Acidentes Tóxicos
O Rio Grande do Sul já registrou 43 mil atendimentos de crianças menores de 10 anos por intoxicação entre 2005 e 2011. O público é o mais vulnerável a esse tipo de ocorrência, sendo responsável por 32% de todo o atendimento realizado pelo Centro de Informação Toxicológica do estado (CIT/RS). Na próxima segunda-feira (20), é lembrado o Dia Estadual de Prevenção de Acidentes Tóxicos, e pensando nisso o CIT alerta à população sobre os riscos de intoxicação ao manipular ou ter contato com materiais, animais e objetos do cotidiano.
Em sua maioria, os acidentes são consequência da ingestão ou contato acidental com medicamentos, produtos de limpeza, inseticidas, raticidas, plantas tóxicas e animais peçonhentos. A maioria das ocorrências se dá entro de casa e com produtos de fácil acesso, que se encontram ao alcance das crianças e que, aparentemente, não representam risco.
O Centro faz um apelo à população no sentido de tornar as casas locais seguros para as crianças. A preocupação central é com ações de segurança infantil no ambiente doméstico para a faixa etária inferior a 10 anos, privilegiando a educação, inclusive de adultos, quanto aos perigos do uso e exposição de produtos tóxicos. O órgão atende emergências pelo telefone 0800 721 3000.
Fonte isaude.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário