Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 30 de março de 2015

Para a maioria das mulheres, os calores da menopausa duram mais de 7 anos

Os sintomas vasomotores da menopausa, como as ondas de calor ou episódios suores noturnos, duram mais de 7 anos na menopausa ou durante o período de transição para mais de metade das 1400 mulheres observadas em um estudo. O trabalho foi publicado na revista de medicina Journal of American Medical Association (JAMA)
 
Considerando 51 anos como a idade média de ocorrência da menopausa, mais da metade das mulheres persistem com os fogachos até os 58 anos. Até o momento, não há muitos estudos que investiguem a duração dos sintomas típicos da menopausa. Durante o estudo, mulheres de origem afro-americana tiveram maior tempo de duração dos sintomas do que as mulheres caucasianas e de origem asiática.
 
A menopausa
A menopausa é caracterizada quando a mulher não teve período menstrual por 12 meses consecutivos. Fisiologicamente, os eventos ocorrem devido à interrupção da secreção de hormônios femininos (estrógeno e progesterona) pelo ovário.
 
Os sintomas vasomotores e suores noturnos são sinais muito específicos desse período e podem afetar negativamente a qualidade de vida das mulheres. Estima-se que 80% das mulheres sofrem de fogachos durante a transição para a menopausa. Outro sintoma importante e comum é o ganho de peso.
 
O estudo em detalhe
Este estudo realizado pela Dra. Nancy E. Avis, do Wake Forest Baptist Medical Center, em Winston-Salem, Carolina do Norte, focou na análise de dados de mulheres no período de transição da menopausa. O estudo foi realizado entre 1996 e 2013. A análise incidiu sobre 1449 mulheres que frequentemente sofriam de sintomas vasomotores. Estes sintomas foram manifestados por pelo menos 6 dias durante as duas semanas anteriores ao estudo.
 
Pré-menopausa e sintomas por mais de 10 anos
Em detalhes, a duração média dos sintomas vasomotores para todas as mulheres que participaram do estudo foi de 7,4 anos. Considerando mulheres na pré-menopausa, ou seja, período antes da idade média de ocorrência da menopausa (nos EUA essa idade é de cerca de 51 anos), a duração aumenta para 11,8 anos. Lembre-se que algumas mulheres, tanto na pré-menopausa ou não, nunca sofrem desses sintomas.
 
Diferenças étnicas significativas
Se observarmos os grupos étnicos, as mulheres afro-americanas tiveram uma média de 10,1 anos de sintomas vasomotores contra 4,8 e 5,4 anos para japonesass e chinesas, respectivamentes. Entre as mulheres brancas não-hispânicas (não latinas) a média dos sintomas foi de 6,5 anos, e entre as mulheres hispânicas, a duração foi de 8,9 anos.
 
O problema da reposição hormonal
A duração média dos sintomas da menopausa de 7,4 anos mostra os limites da prescrição de terapia de reposição hormonal durante um curto período de tempo, como é frequentemente feito para evitar o câncer.
 
O estudo concluiu que devido ao aumento do risco de câncer de mama e de ovário com a terapia hormonal, é preciso encontrar novos tratamentos que sejam seguros para uso prolongado e que reduzam os sintomas de fogacho. O Criasaude recomenda ervas como sálvia e cimicifuga para aliviar as ondas de calor. Entretanto, sempre consulte o seu médico antes de iniciar qualquer tratamento.
 
Este estudo foi publicado em 16 de fevereiro de 2015 na versão on-line do JAMA Internal Medicine.
 
Texto traduzido por Matheus Malta de Sá (farmacêutico)
 
Fontes: Comunicado de imprensa do Wake Forest Baptist Medical Center (Carolina do Norte, EUA)
 
Cria Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário