Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Consultas de enfermagem crescem 106% em Curitiba

Segundo Secretaria de Saúde, foram 533,5 mil atendimentos do tipo em UBS da cidade em 2013, contra 258,2 mil em 2012
 
O número de consultas de enfermagem nas unidades básicas de saúde de Curitiba, capital do Paraná, aumentou mais de 106% em 2013, se comparado ao ano anterior. Segundo se Secretaria de Saúde da cidade, foram 533.497 atendimentos contra 258.227 em 2012.
 
Adriano Massuda, secretário municipal da Saúde, diz que o este aumento no número de atendimentos reflete o resgate do papel do enfermeiro nas unidades de saúde, facilitando o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Paulo Poli, diretor de atenção primária da Secretaria, ressalta que o principal papel do enfermeiro na atenção primária é o cuidado direto com a pessoa.
 
Monica Marcondes, enfermeira da rede municipal de saúde de Curitiba desde 2004, a mudança valorizou o papel do profissional de enfermagem. “Quando a gente escolhe fazer enfermagem é para cuidar das pessoas, não só das que estão doentes mas preventivamente também”, diz.
 
Algumas unidades de saúde da cidade paranaense também foram reorganizadas para que cada enfermeiro tenha consultório própria para o atendimento. Recentemente, a publicação de uma normativa regulamentou uma série de atividades destes profissionais.
 
* com informações da assessoria de comunicação da prefeitura de Curitiba
 
SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário