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sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Biocor desenvolve aplicativo móvel para assistência

Foto: Reprodução
Informações disponíveis auxiliam na mitigação dos riscos, reforçam a relação de confiança com pacientes e o alcance de bons resultados
 
As visitas diárias a todos os internados do Biocor Instituto possibilitam com que o presidente e fundador, Mario Vrandecic, comprove quais são as necessidades dos pacientes e aspectos que podem ser melhorados. Graças à devoção ao outro foi identificada a oportunidade de aprimorar a disponibilidade em tempo real de informações gerenciais coletadas durante a passagem pelo leito.
 
Dessa forma, no início de 2012, a equipe interna de TI do Biocor desenvolveu um portal para acesso via tablet e smartphone, com base nos princípios de segurança da informação (ISO 27.001), destinado ao uso setorial (assistencial, técnico e administrativo) e institucional.
 
A plataforma, que pode ser acessada através de redes móveis 3G, contempla informações como listagem cronológica dos pacientes internados, procedimentos executados, medicações em uso, resultados de exames, indicadores operacionais, pendências por setor, entre outros dados fundamentais para a boa gestão hospitalar. De acordo com Vrandecic, as informações disponíveis auxiliam na mitigação dos riscos, reforçam a relação de confiança com pacientes e o alcance de bons resultados e, ainda, auxiliam nos processos para o preenchimento do prontuário eletrônico do paciente devido à checagem e “inputs online”.
 
Além de cada setor acompanhar os respectivos indicadores e informações pertinentes por meio dos painéis setoriais, sistema informatizado, intranet, reuniões semanais e mensais, o acesso via dispositivos móveis representou mais uma alternativa com vistas à agilidade.
 
O sistema telefônico corporativo do Instituto inclui 200 colaboradores e todos os 400 médicos do corpo clínico autônomo. Para os cargos críticos de cerca de 100 colaboradores, a instituição arca com os custos, já os médicos pagam um preço corporativo.
 
“O acesso aos dados em tempo real é um fator preponderante na tomada de decisão. A geração de informações rápidas e precisas garante uma estrutura de gestão diferenciada, daí a oportunidade de melhorar o sistema anterior que compreendia anotações e consultas posteriores ao sistema em estações físicas nos setores”, comenta o executivo.
 
Com um investimento de cerca de R$ 300 mil, o projeto, segundo Vrandecic, tem agregado valor ao sistema de gestão em operação na entidade. “A instituição possui a cultura para que todas as informações sejam inseridas no Sistema MV. E automaticamente essas informações são disponibilizadas no portal em tempo real”.  
 
Com o portal, é possível, do próprio leito e no momento da visita diária, com base em evidências e o contato telefônico direto com o médico responsável, obter esclarecimentos sobre o tratamento do paciente.
 
Pela definição do departamento de TI do Biocor, um bom sistema de informação pode ser considerado como um conjunto de componentes integrados, trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informações com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório das organizações. Sob esta visão que a entidade conseguiu atingir o objetivo de maneira rápida. “A necessidade era imediata, para que os bons resultados da instituição continuassem a ser reconhecidos não só pelos nossos pacientes, familiares, médicos, operadoras e demais partes da área da saúde, mas pela comunidade científica, no Brasil e no exterior”, comenta Vrandecic.
 
Depois de colher os benefícios da implementação, o principal desafio agora, segundo o presidente, é continuar avançando tecnologicamente para fortalecer os controles gerenciais, permitindo o acesso cada vez mais rápido e seguro das informações. “A sustentabilidade deste projeto está baseada, portanto, na melhoria contínua, uma das principais características da gestão inovadora do Biocor”.
 
SaudeWeb

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