Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Escolha inteligente de bebidas para uma boa saúde dental

Atualmente, há um monte de bebidas para escolher quando você está com sede, de refrigerantes e energéticos a águas engarrafadas premium e cafés variados, mas será que sua bebida preferida é saudável para os dentes e gengiva?

A ADA recomenda que os consumidores escolham bebidas que hidratem e contribuam para uma boa nutrição. Beber 8-12 copos de água por dia é importante e consumir água corretamente fluoretada pode ajudar a evitar a cárie dentária.

Mais consumidores conscientes da saúde estão bebendo água engarrafada. Um estudo mostra que os norte-americanos consumiram mais de 5 bilhões de galões de água engarrafada em 2000, mais que o dobro da quantidade de uma década antes disso.

Se a água engarrafada for sua principal fonte de água potável, você pode estar perdendo os benefícios de prevenção da cárie oferecidos pelo flúor adicionado por muitos sistemas comunitários de abastecimento de água. Outras bebidas “amigáveis” para os dentes de crianças e adultos incluem aquelas que contêm pelo menos 50% de suco de fruta sem adição de açúcares, leite desnatado e semidesnatado.

Mesmo bebês e crianças pequenas podem desenvolver cárie dentária severa – às vezes chamada de cárie de mamadeira – quando os dentes do bebê sofrem exposição frequente e prolongada a líquidos que contêm açúcar, como água e fruta adoçadas. A cárie dentária pode ocorrer quando o bebê é colocado no berço com uma mamadeira, ou quando uma mamadeira é usada como chupeta para bebês irrequietos. Os líquidos açucarados acumulam-se ao redor dos dentes enquanto a criança dorme. Bactérias presentes na boca usam esses açúcares como alimento. Depois disso, elas produzem ácidos que atacam os dentes. Cada vez que seu filho bebe esses líquidos, os ácidos atacam por 20 minutos ou mais. Após múltiplos ataques, os dentes podem cariar.

A ADA adverte os consumidores para limitar a ingestão de bebidas com alta adição de açúcares. Alguns refrigerantes não dietéticos podem conter até 11 colheres de chá de açúcar por porção e o alto conteúdo de açúcares na dieta pode aumentar o risco de cárie dentária. Muitos refrigerantes – mesmo os dietéticos, contendo adoçantes diferentes do açúcar – também contêm ácidos que podem provocar erosão no esmalte dental.

Café, chá, bebidas esportivas e energéticas, vinho, colas e outros refrigerantes são frequentemente os culpados pelas manchas, também. Tomar essas bebidas com canudinho, enxaguar a boca e/ou escovar os dentes depois de tomá-los, a escovação e as visitas regulares ao dentista podem ajudar a manter suas pérolas brancas brilhando.

O bom cuidado bucal é vital para prevenir a cárie dentária. A ADA recomenda que os consumidores escovem duas vezes ao dia com creme dental com flúor, limpem entre os dentes diariamente com fio dental ou limpadores interdentais, façam refeições nutritivas e balanceadas, limitando a ingestão de petiscos, e visitem o dentista regularmente para limpezas profissionais e exames bucais.

Fonte Colgate-Palmolive

Nenhum comentário:

Postar um comentário