Veja dicas de especialistas e histórias de alunos apaixonados por essa arte
O final do ano está se aproximando e chega a época em que as pessoas iniciam o projeto "Verão 2012", no qual fazem promessas para melhorar o corpo. Então, se você faz parte desse grupo que quer perder peso de uma vez por todas, saiba que a dança é uma das melhores opções, pois vai te ajudar a conquistar sua meta de uma forma prazerosa e proporcionar um ótimo condicionamento físico.
Se você não busca ganhar músculos, mas quer gastar calorias e se divertir ao mesmo tempo, dançar também é uma excelente alternativa, pois você vai gastar cerca de 400 e 500 calorias por hora/aula. Além disso, geralmente dinâmicas e animadoras, as aulas ainda te deixam preparado para dançar com alguém 'por aí' -pelas baladas-, servindo como uma terapia e aumentando a sua autoestima e o convívio social.
E, de acordo com o educador físico Everton José dos Santos, a dança também vai ajudar na melhora da postura e do equilíbrio, além de interferir positivamente até mesmo no desempenho sexual. O profissional fez uma lista dos principais benefícios:
1. Inclusão, não há restrições de idade para a prática, não há contra indicações;
2. Otimização do trabalho cardiovascular, por se caracterizar mais por uma atividade aeróbia, a dança produz a melhora do funcionamento do coração e da circulação sanguínea, além de poder ajudar na perda de tecido adiposo, dependendo da intensidade e do tempo da dança praticada;
3. Pode ajudar a prevenir a osteopenia (perda de tecido ósseo) e a sarcopenia (perda de tecido muscular) que acometem principalmente idosos. Dependendo do ritmo praticado os resultados podem ser muito positivos nesses aspectos;
4. Pela sequência de movimentos alternados e simultâneos entre cabeça, braços, tronco, quadril, pernas e pés ela provoca o sistema nervoso central com tantas informações, que num processo crônico tende a melhorar a coordenação motora;
5. Libera hormônios como a endorfina, conhecido pelo seu efeito sobre o humor da pessoa, associado ao bom humor e por consequência alívio de stress;
6. Ela traz a interação entre os praticantes, agindo diretamente no aspecto social. Ajudando inclusive alguns praticantes a vencer a timidez;
7. Melhora a expressão corporal, assim como ajuda numa melhora postural;
8. Ajuda na autoconfiança, pela soma na melhora de fatores como a timidez, expressão corporal e melhora a estética.
Everton ainda ressalta que em uma esteira, em média, você elimina pouco mais de 500 calorias em 1 hora. Ou seja, realmente será mais prazerosa uma aula de dança do que outro tipo aeróbico ou até mesmo a musculação, já que você gastará praticamente a mesma quantidade calórica.
Dicas e história de um professor
Formado em Administração com ênfase em hotelaria, o professor de dança de salão , Jemerson Silva, de 29 anos, largou seu trabalho em uma multinacional para dedicar-se somente a dança. Hoje, ele que dá aulas de forró e zouk, chega a ensinar 200 alunos.“ Trabalhava com contas à pagar. Ficava o dia inteiro naquele ‘negócio quadradinho’, sempre das 8h às 17h. Lá, eu não tinha prazer, a dança sim me dá prazer. Por isso, escolhi essa arte, é uma questão de amor e realização profissional”, confessa.
Jemerson alega que a principal função da dança é de integrar as pessoas. “ Aquele que é tímido, começa a praticar e logo se solta. A pessoa que não sabe dançar e depois aprende ao menos um passo, se sente bem mais realizada”.
O professor finaliza com dicas para as mulheres, dizendo que muitos homens tem buscado aulas para se aproximar delas. “Isso facilita para chegar com jeitinho”, conta. Além disso, segundo ele, a dança é a melhor opção para você que quer emagrecer com qualidade de vida, sem lesões corporais e o principal: sem sacrifício corporal, já que é uma prática que busca o prazer.
Apaixonada pela arte
A atriz Gabriela de Castro Rollemberg, 25 anos, faz academia há dois anos e desde pequena é adepta da dança. Apaixonada por essa prática aeróbica, ela apresenta musicais, e os ritmos que pratica são: ballet clássico, jazz, forró.
" A dança é prazeirosa, um modo de demonstrarmos sentimentos, sem precisarmos usar as palavras. Muitas vezes uma pessoa pode definir quem você é, apenas olhando você dançar. Ela estimula meu equilíbrio, concentração, deixa meu corpo alongado, desenvolve minha expressão corporal e também previne meus erros posturais", afirma ela.
A atriz é ex-aluna de dança de uma das coreógrafas mais famosas: Fernanda Chamma. Ela diz que nunca dançou para emagrecer, enrijecer ou outro motivo a não ser o puro prazer e pela arte de dançar. Gabriela ainda confessa que hoje, após a dança, seu corpo é alongado e também possui equilíbrio, flexibilidade e postura. "Fazendo dança você emagrece sem perceber, emagrece rindo. Já na musculação, o esforço é maior, e por isso muita gente desiste no meio", finaliza a jovem.
Fonte Bem Estar
Nenhum comentário:
Postar um comentário