Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Mudança de bairro pode impactar na saúde

Mudança pode ter impacto sobre saúde / Auremar/Shutterstock
Características da vizinhança podem influenciar positivamente ou negativamente

Um estudo publicado pelo "New England Journal of Medicine" relatou que quando mães solteiras se mudaram de bairros pobres para áreas mais nobres, além de ter acessos a empregos e serviços melhores, elas acabaram ganhando mais saúde. As taxas de diabetes e obesidade grave foram apontadas como cerca de um quinto menor nas mulheres que se mudaram do que naquelas que não o fizeram.

"As melhorias aparentes na saúde relacionadas a isto são comparáveis aos resultados de programas que incentivam a alimentação balanceada, exercícios físicos e fornecimento de medicamentos para pessoas com diabetes. Melhorias na saúde não eram o objetivo principal. Mas o fato de que nós estamos vendo efeitos", explica o Ph.D, Jens Ludwig, autor principal do estudo e professor de administração de serviço social, direito e política pública da Universidade de Chicago.

A idéia de que bairros podem ter impacto sobre a saúde não é nova. Estudos mais antigos sobre este tema tem data por volta de 1700, aponta o professor. Mais recentemente, um crescente corpo de pesquisa relacionou a obesidade e outros problemas de saúde às características da vizinhança, tais como o número de supermercados e restaurantes fast-food. Segundo os dados, o fator levado em consideração seria psicológico, pois é como estabelecer que pessoas que se mudam para lugares melhores estão mais dispostas a tomar decisões evolutivas.

Fonte Bem Estar

Nenhum comentário:

Postar um comentário