Inspirada na Unimed Sorocaba, cooperativa de São José dos Camos verticaliza operações e, um ano depois, já vê os benefícios
Criar um hospital verticalizado especializado em alta complexidade com o propósito de reduzir custos, concentrar os atendimentos e respeitar o conceito da Unimed de cada unidade, possuir seu próprio recurso hospitalar, sem depender de terceiros são alguns dos fatores que levaram a Unimed São José dos Campos, no interior de São Paulo, a criar o Santos Dumont Hospital.
No entanto, construir um hospital destinado à alta complexidade não bastava e a Unimed-SJC foi até Sorocaba buscar uma referência em recursos próprios dentro do sistema Unimed baseado em conforto, humanização e segurança.
Segundo o diretor presidente da cooperativa, Julio Amado, o hospital, que foi inaugurado em maio de 2009 e contou com R$46 milhões em investimentos, possui os conceitos de humanização e qualidade desde seu projeto inicial. O espaço ocupado pela instituição pertenceu, antes, ao Hospital Central, da Samcil e posteriormente à Unicor e também à Santa Casa de São José dos Campos, o que ajudou muito a cooperativa, uma vez que foi necessário apenas reformar e adaptar as instalações, reduzindo o custo da obra.
Para garantir a humanização no atendimento, foi criada uma Comissão de Humanização – formada por profissionais das áreas administrativa, de enfermagem, fisioterapia, clínica, psicológica, serviço social, nutrição, hotelaria e RH – que é responsável por promover e implementar ações de bem-estar para os pacientes, acompanhantes e visitantes do hospital, como apresentações artísticas e culturais; fisioterapia ao ar livre; atendimento psicológico; serviço de capelania e beleza.
Outras ações criadas que merecem destaque são a ampliação do horário de visitas aos pacientes internados em datas festivas e a visita à UTI e enfermaria pediátricas após uma análise do serviço de psicologia do hospital, que avalia as condições emocionais da criança.
O executivo acrescenta que além do olhar voltado aos pacientes, os cooperados também ganharam atenção por parte do projeto, que conta com espaços para o conforto médico, com instalações para repouso, salas de reunião e espaços para palestras e discussões sobre casos clínicos. “Além do conforto médico, o Santos Dumont conta com quartos preparados para receber atendimento integrado por parte do corpo de enfermagem, e possui uma enfermeira para cada dois quartos. Dessa forma aumentamos a eficiência assistencial e a velocidade do atendimento”, afirma Amado.
O conceito em qualidade do hospital não para em sua infraestrutura, no primeiro semestre de 2011, após completar um ano, a unidade foi conceituada com a nota “excelente” pela FESP (Federação das Unimeds do Estado de São Paulo), auditoria da que é realizada em todas as unidades da rede.
Segundo Amado, reunir todas as especialidades dentro dos recursos próprios foi uma das maiores vantagens vistas no sistema Unimed Sorocaba. “Olhando para os outros hospitais da Unimed-SJC vimos que um era bom em qualidade, outro em segurança e um terceiro em conforto, a partir dessa análise e baseados no que vimos em Sorocaba decidimos reunir os três conceitos em uma só unidade”.
O executo brinca ao afirmar que o hospital nasceu pequeno e já existem planos para ampliar suas instalações mantendo o conceito de conformo médico e atendimento humanizado. “O Santos Dumont Hospital está às vésperas de obter a certificação ONA. As áreas de RH e qualidade são responsáveis por conduzir este processo. Atualmente, já foram realizadas auditorias internas e contratamos Fundação Vanzolini para realizar as auditorias de certificação”.
Olhar Sustentável
Além do olhar voltado à humanização do atendimento a unidade também tem seu lado sustentável. O Santos Dumont Hospital possui um reservatório para captação de águas pluviais com 48 mil litros. Essa água é reaproveitada para a irrigação de jardins uso em sanitários. Todo o calor gerado pelo motor do ar condicionado do hospital também é reaproveitado para a água quente dos chuveiros dos apartamentos e vestiários.
Toda a estrutura do Santos Dumont possui diversos pontos de iluminação natural, o que diminui o consumo de energia elétrica e o sistema de ar condicionado central possui dutos com água gelada que garante uma boa qualidade do ar respirado no interior do hospital.
Fonte SaudeWeb
Nenhum comentário:
Postar um comentário