A Entidade Reguladora Saúde (ERS) anunciou hoje que vai abrir um inquérito ao caso denunciado pelo Sindicato Independente dos Médicos sobre a intenção de uma empresa de diálise limitar o acesso de portadores de hepatite B ao tratamento.
O anúncio foi feito pelo presidente entidade da ERS, Jorge Simões, aos jornalistas à margem da tomada de posse dos novos concelhos diretivos das administrações regionais de saúde.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) denunciou segunda-feira a intenção da empresa NephroCare de encerrar até final deste mês as salas de tratamento de diálise a portadores de vírus de Hepatite B em todo o país.
Esta empresa já solicitou a transferência dos 64 insuficientes renais com Hepatite B que usavam os seus serviços para as administrações regionais de saúde, mas assegura que nenhum doente corre risco.
A empresa justifica a decisão com os cortes orçamentais efetuados pela tutela e adianta que as suas dívidas ultrapassavam no final de agosto os 100 milhões de euros.
O Ministério da Saúde confirmou ter tido conhecimento desta intenção e esclareceu que as administrações regionais de saúde já estão a avaliar a forma de apresentar alternativas para estes doentes.
Entretanto, a partir da denúncia do SIM, a Inspecção Geral das Actividades em Saúde abriu um processo de averiguações a esta situação.
Fonte Destak
Nenhum comentário:
Postar um comentário