Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 9 de outubro de 2012

Ampliado prazo para regularizar produtos à base de água do mar

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta segunda-feira que concedeu um prazo adicional de 12 meses para que as empresas regularizem seus produtos à base de água do mar.
 
O prazo termina em 30 de setembro de 2013, data a partir da qual nenhum produto desse tipo poderá ser produzido, importado, distribuído ou vendido no País sem ter registro na Anvisa como medicamento específico. A exigência do registro para esses produtos foi estabelecida por resolução do ano passado.
 
Conforme o site do órgão regulador, a ampliação do prazo foi a solução que a agência encontrou para que as empresas consigam apresentar os estudos necessários para comprovar a qualidade, segurança e eficácia dos produtos que se encontram no mercado.
 
O tempo adicional também é necessário para que as empresas possam se adequar como produtoras certificadas em boas práticas de fabricação de medicamentos.
 
A Anvisa esclarece que a principal função dos produtos à base de água do mar é a limpeza da fossa nasal por meio do descongestionamento tópico.
 
A atividade ocorre principalmente devido à presença de cloreto de sódio em soluções isotônicas ou hipertônicas. A Lei 6.360/1976 estabelece que esses produtos estão sujeitos às normas de vigilância sanitária.
 
Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário