Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 9 de outubro de 2012

Refresque-se, mas fique atento: ar-condicionado pode ser fonte de diversas doenças

Em épocas de calor o ar-condicionado é usado com cada vez mais frequência, e os cuidados com a limpeza devem ser ainda mais rigorosos. Isso porque o aparelho usado no seu trabalho, na sua casa ou até mesmo no seu carro, pode causar diversas doenças transmissíveis pelo ar, caso não seja feita uma limpeza periódica.
Rui Bocchino Macedo, médico especializado em medicina do trabalho, explica que as paredes dos tubos do ar-condicionado parecem cavernas com alta concentração de ácaros, bactérias, fungos, vírus e transmissores de doenças.
 
A falta de cuidados de limpeza pode acarretar ou mesmo agravar doenças preexistentes, como conjuntivites, problemas respiratórios como bronquite e rinite, e uma série de outras reações alérgicas. O médico conta que aparelhos malconservados são responsáveis até por um tipo de bronquite asmática batizada pelos especialistas de “asma do ar-condicionado”.
 
Segundo o especialista, isso acontece porque o ar frio paralisa os cílios (pelos) que revestem as paredes do sistema respiratório e são encarregados de jogar para fora as impurezas que entram com o ar que respiramos. “Com esta paralisação, os agentes causadores de problemas alérgicos permanecem no organismo livres para provocar doenças respiratórias”, afirma.
 
Macedo explica que a influência do ar-condicionado na incidência de doenças respiratórias não acontece pelo fato de baixar a temperatura do ambiente. “O ar quente exerce o mesmo efeito. O problema é que o ar-condicionado desidrata o ar e resseca o muco protetor que reveste as mucosas das vias aéreas. O ressecamento destrói anticorpos e enzimas que atacam germes invasores, predispondo as pessoas às infecções”.
 
De acordo com Macedo, os estabelecimentos que usam o sistema de ar-condicionado central devem ter o plano de manutenção desses aparelhos para evitar maiores problemas para os trabalhadores. O mesmo vale para quem tem ar-condicionado em casa: fazer a limpeza é importante para a manter todos da família fora do risco de problemas respiratórios (especialmente quando há crianças e idosos no ambiente).
 
Dicas de manutenção
  • Limpe o filtro do ar-condicionado uma vez por mês. Basta retirar o filtro e lavá-lo com água corrente. Em locais com muita exposição à poeira, a higienização deve ser feita quinzenalmente.
  • Não se esqueça de mandar o aparelho para manutenção pelo menos uma vez por ano. Geralmente não sabemos fazer a limpeza da parte interna. Por isso, contrate um serviço especializado.
  • Na praia, o cuidado deve ser redobrado. Devido à maresia, o processo de corrosão do aparelho pode ser acelerado.
 
Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário