Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 9 de outubro de 2012

Menos sal, mais saúde: quanto sal você consome diariamente?

Você pode até achar que não consome tanto sal assim. Um pouquinho aqui nas batatas fritas, outro tantinho ali na salada e assim vai. Você acha que consumiu o ideal: uma colher das de chá (2,3 miligramas) de sal diária. Mas no final do dia você sabe o quanto de sal usou, afinal de contas? Já considerou a quantidade de sal que você efetivamente consome sem ver?
De fato, poucas pessoas sabem o quanto consomem por dia de cloreto de sódio (o nome do sal de cozinha é esse). E na maioria das vezes estão consumindo sal em excesso. Um estudo americano, por exemplo, indica que 5% do sal diário consumido é adicionado enquanto as pessoas fazem a comida e 6% durante a refeição – saladas, por exemplo.
 
Até aí, números bastante modestos. Mas quando se olha para a quantidade de sal que se consome em comidas industrializadas o número salta aos olhos: 70% do consumo diário de sal vem de alimentos industrializados, incluindo doces, como bolachas recheadas. E esse consumo excessivo pode levar as pessoas a diversos problemas de saúde, como pressão alta, problemas do coração e maiores riscos de ter um acidente vascular cerebral (AVC ou o popular “derrame”).
 
Sal: essencial, mas em pequenas porções
Seu corpo precisa do sal, isso é verdade. Ele ajuda a manter o equilíbrio de líquidos no corpo, ajuda a transmitir impulsos nervosos e também participa do processo de contração e relaxamento muscular.
 
Os rins, de forma natural, fazem o “gerenciamento” da quantidade de cloreto de sódio no seu corpo. Quando os níveis de sódio estão baixos, os rins retêm certa quantidade evitando que ele seja perdido durante a transpiração ou pela urina. Quando esses níveis estão altos, os rins ajudam a expelir o excesso.
 
Mas caso seus rins não consigam eliminar a quantidade suficiente de sal, eles começam a acumular essa substância. Como o sódio retém água, seu sangue fica mais volumoso, o que faz que seu coração precise fazer mais força para movimentá-lo pelo corpo. A pressão nas suas artérias aumenta. Isso pode levar a problemas do coração, cirrose e mesmo doenças crônicas nos rins, o que dificulta ainda mais seu organismo balancear a quantidade de cloreto de sódio no seu corpo.
 
É bom lembrar que algumas pessoas são mais sensíveis ao sal do que outras. Se você é sensível aos efeitos do cloreto de sódio, você o retém mais facilmente e provavelmente é uma daquelas pessoas que sofrem de pressão alta. Nesse caso, seu consumo diário seria, idealmente, por volta de 1,5 mg diário. A mesma quantidade que pessoas que passaram dos 35 deveriam consumir também.
 
Na próxima sexta-feira, nesta mesma seção, vamos saber um pouco mais sobre o assunto. Nesse meio-tempo, se tiver dúvidas, mande para nós.
 
Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário