Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 9 de outubro de 2012

Pesquisa desenvolvida na USP aponta que ar poluído faz mal ao coração

Belo Horizonte — Se você é predisposto à aterosclerose, perigosa inflamação que ataca os vasos sanguíneos e pode evoluir para problemas como acidente vascular cerebral (AVC) e infarto, é melhor ficar atento a um novo vilão que está à solta. E o pior: presente no ar.
 
Emitida principalmente pelos motores de carros, motocicletas, caminhões e demais veículo, a poluição oriunda de material particulado pode levar à aceleração da doença e a uma inflamação geral no corpo, atacando de órgãos específicos ao coração.
 
O alerta vem da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Resultados preliminares de uma pesquisa financiada pelo estado de São Paulo indicam que a exposição à poluição atmosférica pode aumentar o risco de surgimento de aterosclerose, mesmo em quem adota uma dieta saudável e com baixos teores de gordura.

Simulando o cotidiano de um cidadão que vive ou trabalha na região central de São Paulo, o estudo usou como base oito grupos de camundongos geneticamente modificados para desenvolver a doença. As experiências foram feitas no jardim da faculdade, que funciona em uma avenida da região central da capital paulista, local de grande fluxo de veículos.

Fonte Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário