Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 26 de abril de 2013

Farmacêutica trabalha para criar vacina contra o vírus da gripe H7N9

Usando máscara, mulher passa por cartaz com orientações contra a transmissão do vírus H7N9, em Pequim (Foto: Wang Zhao/AFP)
Foto: Wang Zhao/AFP
Usando máscara, mulher passa por cartaz com orientações
 contra a transmissão do vírus H7N9, em Pequim
Grupo Novartis anunciou que deve desenvolver produto em até 8 semanas. China confirmou 108 casos de contaminação e 23 mortes por gripe aviária
 
O grupo farmacêutico suíço Novartis trabalha no desenvolvimento de uma vacina contra o vírus H7N9 da gripe aviária, declarou o diretor-geral do grupo, Joe Jimenez, em entrevista publicada nesta quinta-feira (25) no jornal "Tages Anzeiger" e citada pela agência de notícias France Presse.
 
"A necessidade de uma vacina continua sendo teórica no momento, não há confirmação da transmissão do vírus do animal para o homem", ressaltou Jimenez.
 
A Novartis procedeu à análise dos códigos genéticos do vírus, publicado pelos chineses, e o grupo poderá desenvolver dentro de 6 ou 8 semanas uma vacina para proceder aos primeiros testes clínicos, acrescentou Jimenez.
 
Segundo um membro da equipe da Organização Mundial da Saúde (OMS) na China, o vírus H7N9 é um dos vírus de gripe mais mortíferos.
 
De acordo com a agência de notícias estatal Xinhua, 108 pessoas já foram infectadas pelo vírus. Desses casos, 23 morreram por complicações.
 
Doença veio das aves, diz estudo
Ainda nesta quinta, um estudo publicado na revista médica britânica "The Lancet" confirmou que o vírus H7N9 realmente se origina em aves e não há nenhuma evidência da transmissão do vírus entre humanos.

"Cientistas na China confirmaram pela primeira vez que o vírus da gripe A H7N9 foi transmitido por aves, especialmente frangos em um mercado de aves, para o homem", indicou em um comunicado o periódico científico.
 
Depois de uma análise genética do vírus H7N9 encontrado em pessoas doentes e em comparação com o vírus encontrado em uma galinha retirada de um mercado de aves, "os pesquisadores concluíram que as semelhanças entre os vírus isolados sugerem uma transmissão esporádica das aves para pessoas", de acordo com a revista.
 
A vigilância médica das pessoas que estiveram em contato com pessoas infectadas com o vírus não indicou nada. Ausência de sintomas foi observada nestas pessoas, 14 dias após o início do monitoramento, "sugerindo que o vírus não é atualmente capaz de se transmitir entre seres humanos", indica a revista.
 
Um dos autores do estudo, o professor Kwok-Yung Yuen, da Universidade de Hong Kong, disse em um comunicado: "No geral, as evidências em termos de epidemiologia e virologia sugerem que a transmissão ocorre apenas de aves para os seres humanos e o controle (da epidemia entre os homens) dependerá do controle da epidemia em aves".

O vírus H7N9 foi considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos vírus mais letais da gripe. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (24) por um membro da entidade que foi à China para investigar a doença, identificada pela primeira vez em um ser humano há algumas semanas.

Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário