Pesquisa revela que avaliação da respiração é capaz de distinguir entre nódulos pulmonares benignos e malignos
Cientistas do Technion-Israel Institute of Technology descobriram que o teste de bafômetro pode auxiliar o diagnóstico de câncer no pulmão.
A pesquisa revela que a avaliação da respiração é capaz de distinguir entre nódulos pulmonares benignos e malignos.
O estudo analisou 74 pacientes que estavam sob investigação por nódulos pulmonares em uma clínica do Colorado, nos EUA, entre março de 2009 e maio de 2010.
O líder da pesquisa Hossam Haick e seus colegas recolheram ar exalado de cada paciente, analisando os compostos orgânicos voláteis por meio da cromatografia gasosa com espectrometria de massa e informações de nanomatrizes químicas.
Os pacientes também foram submetidos a broncoscopia e lobotomia para o diagnóstico final. Nódulos que regrediram ou mantiveram-se estáveis ao longo de um período de 24 meses foram considerados benignos.
As duas técnicas identificaram, com precisão, 53 nódulos pulmonares malignos e 19 benignos. Além disso, o método de nanomatrizes distinguiu entre o adenocarcinoma e o carcinoma de células escamosas e entre a doença precoce e avançada.
Segundo os pesquisadores, este tipo de teste poderia ajudar a eliminar a necessidade de exames agressivos e poderia fornecer um diagnóstico mais rápido da doença.
Fonte isaude.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário