Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 18 de setembro de 2012

Teste do bafômetro pode auxiliar diagnóstico do câncer de pulmão

Pesquisa revela que avaliação da respiração é capaz de distinguir entre nódulos pulmonares benignos e malignos

Cientistas do Technion-Israel Institute of Technology descobriram que o teste de bafômetro pode auxiliar o diagnóstico de câncer no pulmão.

A pesquisa revela que a avaliação da respiração é capaz de distinguir entre nódulos pulmonares benignos e malignos.

O estudo analisou 74 pacientes que estavam sob investigação por nódulos pulmonares em uma clínica do Colorado, nos EUA, entre março de 2009 e maio de 2010.

O líder da pesquisa Hossam Haick e seus colegas recolheram ar exalado de cada paciente, analisando os compostos orgânicos voláteis por meio da cromatografia gasosa com espectrometria de massa e informações de nanomatrizes químicas.

Os pacientes também foram submetidos a broncoscopia e lobotomia para o diagnóstico final. Nódulos que regrediram ou mantiveram-se estáveis ao longo de um período de 24 meses foram considerados benignos.

As duas técnicas identificaram, com precisão, 53 nódulos pulmonares malignos e 19 benignos. Além disso, o método de nanomatrizes distinguiu entre o adenocarcinoma e o carcinoma de células escamosas e entre a doença precoce e avançada.

Segundo os pesquisadores, este tipo de teste poderia ajudar a eliminar a necessidade de exames agressivos e poderia fornecer um diagnóstico mais rápido da doença.
 
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário