Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 18 de setembro de 2012

Exames: Biópsia de pulmão com agulha

Outras denominações: Biópsia por aspiração com agulha fina, Biópsia por aspiração transtorácica com agulha, aspiração percutânea com agulha.

Material a ser analisado: amostra de tecido, células ou líquidos, obtidos por aspiração, após punção.

Objetivo do exame: Obter uma amostra de tecido (biópsia), para efetuar diagnóstico, no caso de massas pulmonares localizadas, como por exemplo o câncer de pulmão ou infecções.

Preparação prévia do paciente: Jejum de sólidos e líquidos, durante seis a doze horas, antes do procedimento. Será realizada anestesia local, no lugar onde se efetuará a punção.

Procedimento do exame: Inicialmente o paciente é colocado em decúbito lateral ou ventral, de acordo com a localização do tecido a ser biopsiado. Em seguida se realiza anestesia local da pele, derme e músculos da parede torácica e uma vez inserida a agulha na região, se obtém uma amostra, por aspiração com uma seringa.

Para direcionar o procedimento, se utiliza um aparelho de tomografia, ou uma tela de radioscopia, para guiar a agulha até o lugar desejado.

A amostra obtida é enviada ao laboratório de patologia, para um exame microscópico, e também se realiza um cultivo bacteriológico, para identificar microorganismos.

Depois do exame é efetuada uma radiografia de tórax, para descartar o aparecimento ou não de um pneumotórax.

O paciente permanece em repouso durante algumas horas, com controle periódico de temperatura, freqüência respiratória e pressão arterial. Após o procedimento, se recomenda um repouso relativo, por um período de 24 horas.

Fatores que podem alterar os resultados: Erro na localização da ponta da agulha dentro da lesão.

Interpretação: O exame histológico das amostras obtidas pela Biópsia pode ajudar a detectar uma infecção, ou diagnosticar câncer de pulmão e determinar seu tipo histológico ou diagnosticar o tipo de inflamação ou infecção.

Fontes:
- Manual de exames: Instituto de Patologia clinica Hermes Pardini 2003/2004

- A clínica e o laboratório - Alfonso Balcells Gorina, Medsi Editora 1996

- Henry: Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, 20th ed., 2001.

Por Boa Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário