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terça-feira, 18 de setembro de 2012

Mercado de produtos para a saúde crescem acima de outros setores

O mercado de produtos, materiais e equipamentos médico-hospitalares e para diagnóstico cresceu 4,2% no primeiro semestre, registrando ainda 8,5% de aumento nas vendas

Em período no qual a produção industrial brasileira acumulou perdas, o mercado de produtos, materiais e equipamentos médico-hospitalares e para diagnóstico cresceu 4,2% no primeiro semestre deste ano em relação a igual período de 2011. No acumulado do ano, considerados os meses de julho de 2011 a junho deste ano, o crescimento do setor foi de 3,8%. Já as vendas de produtos farmacêuticos cresceram 8,5% na comparação com o mesmo período de 2011 e 8,7% nos 12 meses analisados.

Segundo o presidente-executivo da ABIMED, Carlos Goulart, embora o desempenho tenha ficado aquém dos anos anteriores (o setor cresceu 11% no ano passado), o mercado de produtos para a saúde continua crescendo acima da média dos outros setores da economia e ainda tem potencial para se expandir.

“Aumento da longevidade da população, estabilidade econômica, ascensão da classe C, maior conscientização em relação à prevenção e qualidade de vida e o fato de a maioria da população se enquadrar hoje na faixa economicamente ativa são fatores que criam maior demanda por serviços médicos e impulsionam o setor”, explica Goulart.

Empregos
O mercado de produtos para a saúde gerou 8,2 mil novos postos de trabalho entre janeiro e junho deste ano – 8% a mais do que no segundo semestre de 2011 e 6,1% acima do total registrado no primeiro. A maior oferta de vagas ocorreu no comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso odontológico, médico e hospitalar: 10,4% do total no primeiro semestre e 14,6% nos 12 meses analisados.

Balança comercial
Entre janeiro e junho deste ano, as importações de materiais, produtos e equipamentos para a saúde totalizaram U$ 4 bilhões e cresceram 12% na comparação com o mesmo período de 2011. Já as exportações acumularam um total de U$ 676 milhões – crescimento de 10% .

“O aumento de exportações é o caminho para reduzir o déficit da balança comercial e estimular o crescimento do setor. O Brasil reúne todas as condições para se consolidar como plataforma regional e internacional de exportações. Possui mercado interno vigoroso, potencial para ampliar sua capacitação técnica e reconhecimento internacional na área regulatória”, analisa Goulart.

Os dados fazem parte do balanço de desempenho do setor realizado pela consultoria econômica Websetorial para a ABIMED – Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Equipamentos, Produtos e Suprimentos Médico-Hospitalares.

Fonte SaudeWeb

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