Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 18 de setembro de 2012

Poejo

Nome científico
Mentha pulegium L.

Nomes alternativos
Erva-de-são-lourenço, poejo-real, menta-selvagem, poejo-das-hortas, hortelã-miúda.

Descrição
Planta da família da menta, prolifera-se rapidamente em terrenos úmidos com sombra parcial. Seus caules eretos são bem ramificados e chegam a medir entre 30cm e 40cm.

Originário da Europa e oeste da Ásia, o poejo tem folhas ovaladas pequenas, levemente serrilhadas e diminutas flores rosadas ou lilases. Suas folhas têm um aroma forte de menta e, embora com sabor menos agradável que a hortelã ou hortelã-pimenta, ele pode ser usado na culinária.

Parte utilizada
Caules, folhas e flores (partes aéreas).

Uso medicinal
Indicado como expectorante em afecções respiratórias, estimulante do apetite, no tratamento de perturbações digestivas, espasmos gastrointestinais, cálculos biliares e colecistite.

Modos de uso
Infusão, tintura, xarope e na composição de fitoterápicos como Poejan e Melpoejo.

Cuidados e contraindicações
Não deve ser utilizada na gravidez, lactação e em crianças menores de 6 anos. Deve-se evitar o uso prolongado, a inalação e a utilização por pacientes que sofram de doenças dos rins ou do fígado.

Efeitos colaterais
Dores de estômago, dor, náusea, vômitos, queimação na garganta, febre, inquietação, convulsões, tonturas, problemas de visão ou audição, pressão alta, aborto, insuficiência pulmonar, dano cerebral. Em doses altas ou por longos períodos de uso, pode causar danos ao fígado e rins.

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário