Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Vitamina D pode ajudar diabéticos a controlar açúcar no sangue

Consumir vitamina D pode ajudar no controle das taxas de açúcar no sangue de diabéticos. É o que aponta estudo realizado no Irã com 90 adultos diabéticos. Divididos em três grupos, um que recebia iogurte natural, o segundo a bebida enriquecida com vitamina D e o último que ainda era recebia uma dose extra de cálcio além da vitamina, a pesquisa mostrou que em apenas 12 semanas as taxas de açúcar diminuíram significativamente no segundo grupo.
 
"Nós observamos uma melhoria relativamente notável nos níveis de açúcar no sangue em grupos que receberam mais vitamina D, em comparação ao grupo do iogurte natural" disse o coautor da pesquisa Tirang Neyestani.
 
O tipo mais comum da diabetes é o 2. Nesse, o organismo tem dificuldade em usar insulina para processar a glicose dos alimentos, o que resulta em níveis excessivos de açúcar no sangue. O estudo foi realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisa em Nutrição e Tecnologia de Alimentos do Irã. A vitamina D pode ajudar a regular a sensibilidade do organismo para a insulina e a possível produção de insulina pelo pâncreas.
 
Além de ajudar na redução das taxas de açúcar, o iogurte enriquecido ajuda na perda de peso. O grupo que consumiu a bebida com doses de vitamina perderam de 2 a 5 quilos durante o período do estudo, enquanto o grupo que consumiu o iogurte natural permaneceu com o mesmo peso. Mesmo que a quantidade de quilos pareça pequena, vale lembrar que a redução da massa corporal ajuda no controle da doença.
 
Fonte Boa Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário