Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Malhar pra quê?

Todos temos um objetivo com a prática de atividade física que, além da manutenção e melhoria da saúde, pode ser voltado para emagrecimento, hipertrofia (ganho de massa muscular), condicionamento físico, coordenação motora, equilíbrio, fortalecimento da coluna ou terapêutico (tratamento de lesão).
 
Algo muito comum é ver pessoas não alcançando os resultados desejados nas academias, simplesmente, por escolherem atividades incoerentes ou inadequadas aos seus objetivos. E isso, volto a insistir, é falta de orientação!
 
São tantas opções de aulas, métodos, tantas novidades aparecendo e sendo difundidas na mídia como "milagrosas", que as pessoas são induzidas a praticar sem saber se elas realmente atentem aos seus objetivos.
 
No caso das aulas coletivas, se estiverem cheias então, parecem sinônimo de resultado garantido! Que fique claro que não estou aqui para valorizar ou denegrir qualquer atividade. Todas as formas de atividade física são boas, mas boas para características específicas.
 
Vamos aos exemplos.
 
O Pilates é uma atividade excelente para o fortalecimento do core (cinturão que envolve a coluna), postura, alongamento e tônus muscular. Mas se o seu objetivo é emagrecer, não é uma boa escolha, pois não é uma atividade de alto gasto calórico e intensidade.
 
O Treinamento Funcional, que é muito interessante e está super na moda (falarei em breve sobre ele aqui), é maravilhoso para desenvolver coordenação motora, equilíbrio, além de poder, principalmente se realizado em forma de circuito, ter um altíssimo gasto calórico. Isso porque neste tipo de treinamento mais músculos precisam estar ativados para conseguir manter o movimento, o que o torna excelente para o emagrecimento.
 
Agora, se o seu objetivo é hipertrofia essa não é uma boa escolha, pois no Treinamento Funcional fica difícil realizar os exercícios com altas cargas, o que certamente será um limitante para o ganho de massa.
 
Deu pra entender? É fundamental procurar um profissional de Educação Física para ajudar a escolher as atividades que são coerentes com o que deseja.
 
Caso não estejam de acordo, você estará sim ganhando saúde, mas terá dificuldade em atingir seus objetivos específicos. E quando não vemos resultado no que estamos fazendo a consequência, inevitavelmente, é a queda na motivação, que faz muitas pessoas desistirem de malhar.
 
Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário