Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Azeitona e azeite podem ser grandes aliados contra a diabetes

Médico nutrólogo explica os benefícios e lista os diferentes tipos de óleo
 
Por causa de suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, a azeitona e o azeite de oliva ajudam a combater e prevenir o colesterol ruim, a obesidade, o envelhecimento celular e as doenças cardiovasculares. Além disso, podem ser grandes aliados contra a diabetes.
 
— Para os diabéticos, uma dieta rica em azeite de oliva (principalmente o extra virgem), moderada em carboidratos e baixa em gorduras saturadas pode ser uma aliada ativa contra a doença — diz o médico nutrólogo Durval Ribas Filho.
 
Ele explica que a azeitona e o azeite ajudam a reduzir as lipoproteínas de baixa densidade, controlando o nível de açúcar no sangue. Além disso, melhoraram a sensibilidade à insulina, fazendo com que o hormônio produzido pelo pâncreas ajude a glicose a entrar nas células.
 
Confira a seguir os diferentes tipos de azeite:
 
Extra virgem
É o azeite é o mais puro e o melhor para se consumir. Possui sabor suave. Com apenas uma prensagem, contém 1% de acidez e é adequado para usar diariamente.
 
Virgem
Por passar por duas ou três prensagens, contém 2% de acidez e é indicado para processos de cozimento no fogo.
 
Refinado
É o mais adequado para frituras, pois passa por desodorização, neutralização e descoloração.
 
Puro
É o menos concentrado, pois é uma mistura dos azeites refinado e virgem.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário