Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Especialistas comentam por que o bem-estar psicológico é tão importante para uma vida feliz

Deprimidos acham que eventos negativos são culpa sua e os positivos são obra do acaso, enquanto saudáveis podem pensar exatamente o oposto
 
Todas as dimensões da vida — social, profissional, física, espiritual — dependem da interpretação subjetiva que cada um faz sobre a própria realidade. Assim o psiquiatra Flávio Xavier resume a importância do bem-estar psicológico para a qualidade de vida.
 
É por isso que há pessoas capazes de superar as limitações e se sentirem plenamente realizadas, enquanto outras nunca estão satisfeitas.
 
O deprimido acha que todos os eventos negativos foram responsabilidade sua e os positivos foram obra do acaso. O sujeito saudável pode pensar exatamente o contrário — exemplifica Xavier.
 
Mas o psiquiatra ressalta que otimismo e autoconfiança não são apenas atitudes comportamentais. Há determinantes na saúde mental, uma decisão de ver as coisas com esperança, um hábito cognitvo. Porém, a bioquímica, ou seja, a genética e as relações da primeira infância também estão envolvidas nesse processo.
 
O que não significa que a inteligência emocional não possa ser trabalhada ao longo da vida, seja com ajuda de psicoterapia, seja por meio de experiências desafiadoras ou prazerosas que ajudam o indivíduo a descobrir capacidades veladas e, com isso, tornar-se mais seguro de si mesmo — e mais feliz.
 
Para o psicólogo Fernando Elias José, a inteligência emocional consiste em saber lidar com as próprias emoções e orientar pensamentos e ações em busca dos objetivos.
 
Desenvolvendo essa habilidade, é possível fazer melhores escolhas para construir um caminho favorável, independente da situação em que nos encontramos — ensina o psicólogo.
 
As histórias contadas neste site especial demonstram o poder do equilíbrio mental para o enfrentamento de experiências desafiadoras e o papel de atividades como arte e esporte para o desenvolvimento da inteligência emocional. Lições de lucidez para ressignificar circunstâncias negativas e jamais perder a esperança em si mesmo.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário