Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 26 de maio de 2014

Narguilé pode ser pior que o cigarro, avisa especialista

Arkady Chubykin/Foto Stock
Mangueira também pode ajudar a transmitir doenças, como herpes
Aproveite a segunda-feira e abandone os hábitos que não são saudáveis
 
Bom dia! Hoje é segunda-feira e dia de deixar de lado os hábitos ruins e investir em uma vida saudável. Se você é fumante de narguilé saiba que ele faz mal à saúde.
 
O narguilé é composto por água, tabaco e aromatizantes. De acordo com o professor instrutor da disciplina de pneumologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo Igor Bastos Polonio, ao consumir o produto, além de absorver substâncias tóxicas, a pessoa inala os componentes da combustão do carvão utilizado para queimar o fumo.
 
— O narguilé pode ser pior que o cigarro, pois o tabaco queimado gera as mesmas substâncias nocivas à saúde. Os jovens acreditam que não faz mal e ainda colocam bebida alcoólica, maconha, crack e outras drogas.
 
Além disso, o narguilé geralmente é utilizado em grupo de amigos e é fumado por até duas horas seguidas, intensificando a nicotina no organismo. De acordo com o professor, “uma sessão de fumo consiste em inúmeras tragadas".
 
— Dessa forma, é possível em uma rodada o fumante inalar a quantidade de fumaça equivalente ao consumo de cem cigarros.
 
Com a pessoa que fuma divide a mangueira, Polonio explica que há maior transmissão de doenças como herpes, gripe e hepatite.
 
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário