Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 26 de maio de 2014

Antibiótico corta o efeito do anticoncepcional? Veja resposta desse e mais medicamentos

antibiotico-corta-efeito-anticoncepcional
Reprodução
Antibiótico diminui o efeito dos anticoncepcionais
O anticoncepcional é uma pílula contraceptiva que combina dois hormônios, sendo eles o estrogênio e a progesterona. A pílula é administrada todos os dias oralmente e age com o intuito de inibir a fertilidade normal da mulher
 
Apesar disso, ainda hoje muitas mulheres têm duvida quanto aos efeitos da pílula, bem como sobre a combinação da mesma com demais medicamentos. Como as dúvidas ainda são muitas, existem ainda também muitos mitos a esclarecer e outras tantas verdades a serem ditas sobre o assunto. Sabendo disso, decidimos trazer na sequência alguns esclarecimentos a respeito. Confira!
 
Na atualidade uma das dúvidas mais comuns diz respeito à combinação da pílula com medicamentos antibióticos, isso porque muitas acreditam que a eficácia do método contraceptivo pode acabar sendo comprometida. Conforme mostraremos na sequência, essa é, de fato, uma preocupação pertinente.
 
Antibióticos diminuem a eficácia dos anticoncepcionais?
Sim, todos os medicamentos antibióticos diminuem a eficácia do anticoncepcional. Isso acontece porque o antibiótico corta boa parte dos hormônios presentes nas pílulas anticoncepcionais.
 
De acordo com especialista, esse efeito colateral do antibiótico sobre as pílulas ocorre principalmente quando o medicamento destrói as bactérias que fazem as reações enzimáticas, que são responsáveis por estimular a liberação e ativação do hormônio estrogênio. Como esse processo é uma das partes responsáveis por impedir que a mulher entre no período de fertilidade, a eficácia acaba comprometida.
 
Antidepressivos diminuem a eficácia dos anticoncepcionais?
Mulheres que precisam de medicamentos para depressão ou quaisquer outros medicamentos para cuidados psicológicos, e necessitam usar as pílulas anticoncepcionais também devem ficar atentas. Os antidepressivos podem diminuir a eficácia dos anticoncepcionais ou vice-versa, o anticoncepcional também pode alterar a eficácia dos antidepressivos.
 
Para diminuir qualquer risco de uma gravidez não planejada informe ao seu médico na próxima consulta os tipos de medicamentos que você costuma usar. Dessa forma o profissional poderá indicar um medicamento que não altere a eficácia da pílula anticoncepcional. Em todo o caso, o mais indicado é que mesmo com orientação médica, o casal combine a pílula com o uso de preservativos para evitar qualquer risco de gravidez indesejada.
 
Álcool acaba com o efeito do anticoncepcional
Embora o tema álcool seja pouco falado, o fato é que o consumo de bebidas alcoólicas podem sim diminuir a eficácia da pílula, devido principalmente aos diversos efeitos colaterais provocados pela bebida. É necessário que as mulheres e os parceiros tenham consciência dos riscos existentes.
 
Ervas acabam com o efeito do anticoncepcional
Existem algumas ervas usadas de forma medicinal pelas mulheres que podem afetar a eficácia da pílula, portanto, quando precisar fazer uso de qualquer tipo de medicamento ou álcool procure antes um ginecologista, para que ele possa orientar da melhor maneira a fim de evitar o indesejado.

Clickgratis

Nenhum comentário:

Postar um comentário