Pesquisadores examinaram relação das cores da comida em 20 mil pessoas
Comer diversas frutas e vegetais de cores variadas junto com carne branca pode ajudar a prevenir o derrame.
Foi à conclusão de um estudo holandês publicado no jornal Stroke da American Heart Association, depois que os pesquisadores examinaram a relação das cores das frutas e vegetais entre 20.069 adultos, com idade média de 41 anos, livres de doenças cardiovasculares no início do estudo.
Os participantes responderam um questionário sobre a frequência com que consomem 178 alimentos.
Frutas e vegetais foram divididos em quatro grupos de cores, sendo verdes os vegetais verde-escuros, alfaces e repolhos; laranja/ amarelo a maior parte das frutas cítricas; vermelho/ roxo a maior parte dos vegetais vermelhos; e 55% dos brancos eram maçãs e peras.
Nos 10 anos de duração da pesquisa, 233 derrames foram registrados. Os vegetais e frutas verdes, laranja/ amarelo e vermelho/ roxo não foram relacionados ao derrame.
E o risco de derrame foi 52% menor em pessoas com alta ingestão de vegetais e frutas brancos. Cada 25 gramas diários de frutas e vegetais brancos (também estavam incluídos bananas, couve-flor e pepino - batatas foram classificadas como amido) foram associados a um risco 9% menor de derrame.
A descoberta ainda deve ser confirmada através de mais pesquisas, mas enquanto isso sua saúde só tem a melhorar com uma dieta dessa.
Fonte R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário