Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 15 de março de 2012

Só 2% das vítimas de infarto sabem reconhecer os sintomas, diz estudo

Você sabe quais são eles? Estar informado sobre o assunto é sempre bom

Os principais sintomas do infarto são aperto no peito que se espalha pelo braço esquerdo, suor em excesso e perda de consciência.

Embora fáceis de reconhecer, segundo pesquisa do Datafolha com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, dos mais de 600 entrevistados que já sofreram infarto, só 2% souberam reconhecer tais sintomas.

A pesquisa foi realizada entre dezembro de 2010 e janeiro de 2011, em seis capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Pará e Goiás.

Quem possui problemas cardíacos, é diabético, obeso ou leva uma vida sedentária têm sempre mais chances de sofrer um infarto.

Ainda segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo.

A hipertensão também é fator de risco para o infarto. Uma pessoa é considerada hipertensa quando a pressão é igual ou superior a 14 por 9.

Segundo o Ministério da Saúde, um quarto da população brasileira tem pressão alta, sendo a proporção de hipertensos maior entre as mulheres.

O problema pode ser evitado com a mudança de hábitos alimentares. Um exemplo é a diminuição da quantidade de sal, incluir verduras, frutas e legumes na dieta.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário