Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Cuidados com a pressão baixa

A elevação da temperatura na estação mais quente do ano faz com que aumentem os casos de pessoas com pressão arterial baixa.
 
De acordo com o neurologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Cleverson Gracia, o calor provoca a dilatação das artérias e diminui a circulação sanguínea, ocasionando a queda de pressão. “As altas temperaturas também podem levar a desidratação, contribuindo para um mal-estar ainda maior e, muitas vezes, ocasionar o desmaio, caso a queda de pressão seja muito drástica”, explica.

A pressão baixa é mais comum em jovens, com tendência a normalização dos níveis na idade adulta. O sintoma mais comum é a sonolência nos dias mais quentes, podendo evoluir para tonturas, principalmente ao levantar. O problema só deve ser motivo de tratamento com medicamentos quando provoca desmaios ou em casos muito frequente de tontura, que piorem a qualidade de vida. Os hipotensos não devem descuidar da hidratação, bebendo, no mínimo, dois litros de água ao dia. Atividade física regular também é um bom aliado. Pessoas com pressão baixa devem evitar permanecer em ambientes fechados, pouco ventilados e com aglomeração.

A cardiologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Débora Fontoura Nunes, informa que a pressão considerada normal, tanto em mulheres quanto em homens, não deve ultrapassar 120/80mmHg (milímetros de mercúrio). “Os níveis inferiores dependem dos sintomas do paciente. Aqueles que apresentam pressão arterial de 90/60mmHg (considerada baixa) mas, que não ocasione outros problemas, não precisam tomar nenhuma providência”, afirma. Ao contrário, aponta a médica, a pressão alta é uma doença crônica e que precisa de um tratamento permanente.

Embora, menos comum durante o verão, a pressão alta também pode ocorrer. Além de desconforto, a hipertensão acarreta problemas maiores de saúde, que pode ser agravado com o uso excessivo de sal na alimentação. “Pessoas com pressão normal, inclusive crianças, que consomem muito sal, apresentam risco maior de desenvolver hipertensão. Por isso, sempre se deve evitar o consumo de embutidos, conservas, temperos prontos e salgadinhos”, salienta a cardiologista.

Na pressão alta os sintomas são vários e subjetivos. Alguns pacientes podem até nem se queixar, mas apresentar níveis de pressão extremamente altos. Os sintomas mais comuns são dores de cabeça, náuseas, irritabilidade, distúrbios do sono, vertigens e zumbido no ouvido. Ao perceber algum desses sinais, o médico deve ser procurado.

A hipertensão pode apresentar consequências ou mesmo ser causada por problemas mais sérios, como o colesterol alto e o diabetes. Histórico da doença na família, sedentarismo, sobrepeso, tabagismo, estresse também são fatores que aumentam a chance da doença. “Hoje, a manifestação tem sido cada vez mais precoce, entretanto não é comum em crianças. Com o passar da idade a chance de desenvolver a doença aumenta – mais de 90% de quem tem mais de 80 anos é hipertensa”, revela.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário