Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Prática de esportes na infância pode influenciar na vida adulta de mulheres

Mulheres que participam de esportes organizados na infância e adolescência apresentam mais chance de manter níveis saudáveis de atividade física na vida adulta, tornando-se menos propensas à obesidade e, provavelmente, menos expostas aos problemas advindos desta.

Um estudo que entrevistou 209 afro-americanas e 277 americanas brancas, averiguando sua participação em esportes durante a juventude e idade adulta, e também medindo o IMC de cada uma delas, mostrou que aquelas que relataram envolvimento em práticas esportivas organizadas durante a infância e juventude tiveram mais propensão à atividade física durante a idade adulta e apresentavam IMC menor.

Os resultados sugerem que a prevenção da obesidade e do sedentarismo pode passar pelo incentivo de atividades esportivas na infância, já que crianças que passam seu tempo livre em frente à TV parecem cultivar hábitos semelhantes pela vida afora. Além disto, a falta de atividade física na infância também já se mostrou perniciosa, com os índices de obesidade infantil e seus problemas associados crescendo assustadoramente nos últimos tempos.

Em geral, o nível de atividade física tende a cair com a idade, mesmo entre crianças e adolescentes. Incentivar estas atividades ao longo da vida escolar pode ser uma intervenção importante e duradoura, que, em última análise, preservaria a saúde a partir da idade adulta.

Estudos futuros devem confirmar estes achados, e se isto ocorrer, o incentivo ao esporte nas escolas pode prevenir a obesidade a longo prazo. Estratégias preventivas são de suma importância, dada a dificuldade de se tratar o distúrbio e as conseqüências desastrosas desta sobre a saúde em geral.

Este incentivo deve incluir não apenas as crianças e adolescentes que já apresentam propensão à prática de esportes, mas principalmente aqueles que se mostram desmotivados, com a oferta de atividades alternativas para aqueles que não se adaptam bem às práticas corriqueiras nas escolas.
 
Palavras chave: infância, esportes, vida, adulta, atividade física, atividade, obesidade, idade, à, física, crianças, atividades, já, incentivo, durante, idade adulta, propensão à, vida adulta, mostrou, adolescentes incentivar atividades,
 
Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Por Boa Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário