Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Pessoas deprimidas tendem a sentir mais sintomas físicos de doenças do que elas realmente podem estar experimentando. Um estudo da Universidade de Iowa, EUA, diz que indivíduos deprimidos- especialmente mulhers – podem potencializar os sintomas ao não conseguirem se livrar de pensamentos repetitivamente negativos, exagerando o que sentem, principalmente quando recorrem à memória para descrever os sintomas de uma doença ou dor.
 
Publicado no periódico Psychosomatic Medicine, e liderado por Jerry Suls, o estudo acompanhou 109 pacientes mulheres que preencheram questinários para medir seus níveis de depressão.
 
Durante 3 semanas elas foram monitoradas sobre sua saúde física, incluindo alergias e dores em geral. No final do período foi pedido que as participantes se lembrassem dos dias em que haviam se sentido mal e os descrevessem. As pacientes identificadas como depressivas eram mais propensas a piorar as lembranças dos sintomas ou a aumentar a frequência de dias com dores, por exemplo.
 
“As pessoas deprimidas tiveram o maior índice de erros ao tentarem se lembrar de como haviam se sentido quanto à saúde, no período de estudo”, diz o pesquisador. Apesar do estudo inicial focar pacientes mulheres, Suls e sua equipe estão finalizando resultados de grupos mistos, com resultados semelhantes.
 
É importante lembrar, diz o pesquisador, que ao exagerar esses sintomas a depressão pode contribuir para que os indivíduos se motivem menos a exercer tarefas diárias, exceder nos medicamentos ou mesmo visitar mais vezes ao médico.
 
“Mas os médicos não devem simplesmente descartar sintomas reportados por pacientes com quadros depressivos. O que acontece é que as lembranças desses quadros podem ser exagerados”, lembra Suls. “Um médico que acompanhe um paciente com esse perfil pode pedir que o paciente faça um diário dizendo como ele está se sentindo no dia. Isso pode contribuir para que ele tenha um registro fiel da evolução de uma possível doença”, sugere.
 
Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário