Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Alimentos que parecem, mas não são saudáveis

O site da revista Cosmopolitan fez uma pequena lista de alimentos que são comumente considerados saudáveis, mais por propaganda que por apresentarem características assim.
 
Adoçantes
Os adoçantes são mais doces que o açúcar normal, acostumando o paladar com alimentos mais adoçados, podendo levar ao aumento no consumo de doces. Além disso, os adoçantes apresentam ligações CIS de carboidrato que são sintéticas e mais difíceis para o corpo conseguir absorver; enquanto o açúcar, mesmo o refinado (que já perdeu características) apresenta ligação TRANS, mas fácil de ocorrer a hidrólise e consequentemente mais saudável.
 
Se acredita que a margarina é uma opção saudável à manteiga. Porém o produto apresenta maior quantidade de gorduras trans, que aumenta os níveis de colesterol. Caloricamente, as duas são semelhantes, mas o consumo de margarina tende a ser maior já que teoricamente ela é mais saudável. A solução é limitar pequenas quantidades de manteiga.
 
Proteína de soja isolada
Uma espécie de soja refinada que se assemelha ao estrogênio, já foi associada ao aumento do risco do câncer e infertilidade feminina. Muito presente na dieta de vegetarianos para substituir a carne como fonte de proteínas, pode trazer alguns malefícios a longo prazo. Existem alternativas como quinua, grão de bico ou feijão preto em alguns produtos que simulam hambúrgueres, por exemplo. Barras proteicas feitas com nozes e sementes podem ser um complemento.
 
Alimentos diet e light
A maioria dos alimentos diet possuem altos índices de sal, açúcar e substâncias que dão sabor e podem não ser tão saudáveis, apesar de baixo teor de gordura. Muitas vezes a gordura é zero, mas as calorias estão lá intocadas e talvez maiores que no alimento ‘original’. Para adicionar mais um problema, como é diet mesmo, pensa-se não ter problema em comer dois iogurtes – pois o sabor que é meio sem graça dá vontade de quero mais.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário