Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 5 de novembro de 2013

Confira quais são os alimentos com mais irregularidades no uso de agrotóxicos

Confira quais são os alimentos com mais irregularidades no uso de agrotóxicos Roberto Scola/Agencia RBS
Foto: Roberto Scola / Agencia RBS
Em 2011, o pimentão foi o produto agrícola com mais amostras
irregulares no uso de agrotóxicos
Pepino e cenoura estão entre os produtos com maior número de amostras irregulares nos últimos dois anos
 
Quem já visitou algum nutricionista sabe que uma dieta equilibrada incluiu também frutas, verduras e legumes. No entanto, esses produtos agrícolas podem também ser prejudiciais a saúde devido um componente utilizado no seu cultivo: o agrotóxico. Um levantamento divulgado recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alertou sobre os altos índices de alimentos que tiveram resíduos irregulares da substância ou além do limite máximo permitido por alimento.
 
Resultado do último monitoramento do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) —dos anos de 2011 e 2012 — revelou que 36% das amostras de 2011 e 29% das amostras de 2012 têm irregularidades na presença de agrotóxicos
 
Para o especialista em medicina da família e professor da UFRGS, não existem dúvidas de que os agrotóxicos causem problemas a saúde de seres humanos, apesar de afirmar que ainda não foram comprovados quais são os danos causados a longo prazo.
 
— Não há necessidade do uso de agrotóxicos, pois existem novas tecnologias que os substituem nas lavouras. Ainda não se sabe quais são os prejuízos do consumo a longo prazo de alimentos com agrotóxicos, mas alguns estudos sugerem que essa substância pode ter relação com casos de câncer — alerta.
 
Confira a lista dos alimentos com mais amostras de alimentos com quantidade de resíduos de agrotóxicos não permitidos ou acima do limite determinado pela Anvisa:
 
2011
Pimentão - 89%
Cenoura - 67 %
Pepino - 44%
Alface - 43%
Uva - 27 %
 
2012
Morango - 59%
Pepino - 42%
Abacaxi - 41%
Cenoura - 33%
Laranja - 28%
 
Os aditivos surgiram como uma alternativa no combate a pragas em lavouras, mas têm sido usados largamente como forma de prevenir essas pragas em plantações, o que acabou disseminado seu uso.
 
De acordo com informações da Anvisa, muitos agrotóxicos aplicados em alimentos agrícolas podem penetrar o interior dos alimentos. Dessa forma, a lavagem em água corrente e a retirada das cascas e folhas externas, apesar de diminuírem os resíduos, não os eliminam por completo.
 
O PARA, indica que soluções de hipoclorito de sódio, a água sanitária, deve ser usada na higienização dos alimentos na proporção de uma colher de sopa para um litro de água. Esta combinação é capaz de matar agentes microbiológicos, mas não de remover ou eliminar resíduos de agrotóxicos.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário