Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 5 de novembro de 2013

Altas doses de atorvastatina podem reduzir a inflamação periodontal

A redução na inflamação do tecido local pode levar à redução dos mediadores pró-inflamatórios na circulação sistêmica
 
Novos dados mostram que a atorvastatina em altas doses pode reduzir a inflamação periodontal em menos de quatro semanas, sugerindo um novo mecanismo de ação para as estatinas.
 
Além da redução familiar na lipoproteína de baixa densidade (LDL-C), a redução da inflamação sistêmica e redução da atividade inflamatória no interior das placas ateroscleróticas, as estatinas podem também reduzir a inflamação não arterial em tecidos como o periodonto. Esta redução na inflamação do tecido local pode levar a uma redução dos mediadores pró-inflamatórios liberados na circulação sistêmica que, por sua vez, podem levar a uma redução na inflamação aterosclerótica,
 
Os pesquisadores compararam o efeito de uma dose diária de atorvastatina 80 mg versus uma dose de 10 mg em um estudo randomizado, multicêntrico, com 71 pacientes com aterosclerose estabelecida ou fatores de risco para aterosclerose. Os pacientes foram avaliados usando a F-Flurodexoyglucose tomografia por emissão de pósitrons (FDG-PET).

Após 12 semanas, verificou-se uma redução significativa na inflamação periodontal em indivíduos distribuídos aleatoriamente para a dosagem de 80 mg (p = 0,04). Reduções na inflamação periodontal foram maiores em indivíduos com níveis mais elevados de inflamação periodontal no início do estudo (p = 0,01) e naqueles com maior perda óssea periodontal basal (p = 0,03). As reduções de inflamação periodontal foram correlacionados com reduções na inflamação carótida.

"O impacto da alta dose de estatina foi maior em indivíduos com evidência de periodontite ativa e foi evidente após um período de tratamento de quatro semanas", disse a autora do estudo, Sharath Subramanian, do Massachusetts General Hospital e Harvard Medical School, Boston. "Observamos uma estreita relação entre as reduções na inflamação periodontal e aterosclerótica. Estes resultados identificam um efeito potencialmente pleiotrópico das estatinas e levantam a possibilidade de que uma vantagem indireta de estatinas na aterosclerose."

 
Isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário