Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 27 de maio de 2014

Aprenda a evitar dores musculares nos dias frios

Thinkstock
Segundo o especialista, climas frios tendem a agravar artrites,
 artroses e dores nas articulações
Especialista dá dicas e esclarece mitos sobre os problemas musculares no inverno
 
Nos dias frios, as pessoas podem sofrer mais de dores musculares e lombares. Mas você sabe por que isso acontece? De acordo com o especialista em coluna Rogério Vidal, o frio faz com que nossos músculos se contraiam mais para nos manter aquecidos, aumentando assim a carga de trabalho muscular, piorando as dores.
 
Segundo o especialista, a circulação diminui no inverno para que o organismo consiga preservar a temperatura por volta de 36,5º C.
 
― Em consequência disso, há também uma diminuição na circulação dos músculos, piorando as dores de origem muscular, pois eles permanecem num estado contrátil por mais tempo
 
De acordo com Vidal, em tempos de frio, pessoas com problemas ortopédicos crônicos tendem a sofrer mais, pois o frio agrava artrites, artroses, dores articulares e aumenta a frequência das lombalgias e das dores na parte inferior das costas.
 
― A lombalgia, por exemplo, ocorre mais no inverno, pois o frio provoca a contração muscular e facilita a neurite que é a inflamação dos nervos.
 
Dicas
O especialista ainda lista dicas importantes para quem quer se prevenir no tempo frio e não quer sofrer com problemas na coluna ou nos músculos e também esclarece alguns mitos. 
 
― Tomar banho quente e sair de casa em seguida não causa nenhum problema ortopédico;
 
― Espreguiçar-se quando acorda é uma forma de despertar o corpo, não pule essa etapa do dia; 
 
― Realizar exercícios é fundamental para o corpo também no inverno. Imobilismo gera dor e dor gera imobilismo. Quebre esse ciclo e se movimente sempre; 
 
― Uma boa alternativa para dores persistentes é a compressa. Nas dores crônicas e sem edema, use compressas quentes. Já nas dores agudas com edema se deve fazer uma compressa fria ou aliar a fria e quente. Faça isso entre 20 e 30 minutos.
 
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário