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segunda-feira, 10 de setembro de 2012

4BIO vai muito além do core business

Como uma empresa relativamente nova no setor e com um vasto mercado ainda a ser galgado – o de medicamentos especiais - tem crescido 60% ao ano? A resposta parece estar em sua capacidade de inovar e apostar em novos nichos

A sociedade que se informa, se agita e se transforma será uma sociedade cada vez mais exigente em termos éticos. A inovação será o elemento definidor entre vitoriosos e derrotados. Nesse mundo fantástico de descobertas diárias, haverá quem delas participe ativamente, capacitando melhor seus profissionais, atendendo primeiro, e melhor, a seus pacientes, gerando conhecimento, descobertas e, a partir delas, viabilizando resultados, inclusive econômicos para países e instituições.” O trecho, de autoria do presidente-executivo da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfama), Antônio Britto, escrito especialmente para a FH, encaixa-se perfeitamente com as diretrizes da 4BIO, que começou sua atuação como distribuidora de medicamentos especiais e hoje já está até no mercado de home care.

“Atender bem e agregar serviços percebendo as necessidades do mercado são os nossos objetivos”, conta o sócio-fundador André Kina, que enxergou, durante um MBA, uma grande oportunidade no segmento de medicamentos de alta tecnologia. Assim, em 2004, criou a distribuidora que cresce em média 60% ao ano e, hoje, fatura R$ 43,5 milhões e projeta alcançar a casa dos R$ 100 milhões em três anos - impulsionada por um portfólio em expansão.

“Nosso objetivo é ser a maior em medicamentos especiais do setor privado brasileiro”, enfatiza Kina, ressaltando que a companhia é, hoje, líder de mercado no segmento de infertilidade e contraceptivos de alto custo.

Considerando a receita das empresas com esse perfil, a Oncoprod, atualmente, é quem ocupa a primeira colocação entre as empresas de logística de medicamentos, com um faturamento em torno de R$ 1 bilhão. Entretanto, a companhia atua também na esfera pública, distribuindo medicamentos fabricados por mais de 50 laboratórios farmacêuticos nacionais e estrangeiros.

Entre os medicamentos especiais, que requerem armazenagem e transporte diferenciado, estão os biotecnológicos. Estes movimentam cerca de R$ 3,8 bilhões por ano, sendo que cerca de 60% das empresas fabricantes dependem de financiamento do governo. Apesar disso, de acordo com Kina, a tendência – com o avanço desses medicamentos no País – é que o governo elimine o distribuidor, efetuando a compra diretamente do laboratório. Por este motivo, o executivo prefere deter-se apenas ao segmento privado, pulverizado por natureza.

Para se ter uma ideia, os principais lançamentos da indústria farmacêutica nos EUA são provenientes da biotecnologia, que utiliza as células e outros organismos vivos para tratar doenças. “A expectativa de participação dos biotecnológicos no mercado americano é de aproximadamente 25% do total. No Brasil não existem dados oficias, mas sabemos que as indústrias e seus lançamentos estão a caminho”, afirma o executivo.

A criação de duas superfarmacêuticas, especializadas em biotecnologia e financiadas em R$ 500 milhões cada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) denotam os esforços do governo em incentivar as pesquisas nessa área. Uma é formada pelos laboratórios Aché, EMS, Hypermarcas e União Química, e outra pelo Biolab, Cristália, Eurofarma e Libbs.

Home Care
Depois de pesquisar modelos semelhantes nos EUA e perceber a demanda por parte de operadoras brasileiras surgiu a 4BIO Home Care, com o intuito de auxiliar os pacientes na aplicação de medicamentos.

Em parceria com o Saútil, a ideia saiu do papel e já é possível agendar a visita de um enfermeiro até o domicílio do cliente. O serviço está sendo ofertado tanto para clínicas, operadoras e pessoas físicas.

“Um dos pacotes que fizemos para a Tempo Saúde gerou uma economia para a seguradora de quase 20%”, conta Kina, lembrando que o preço de um serviço como esse é de R$ 200.

Diferencial
Atenta ao crescimento orgânico e ao desenvolvimento da indústria farmacêutica brasileira, a 4Bio tem investido em serviços que complementam a distribuição que, por si só, exige alta expertise em tecnologia. Um exemplo disso é a nova câmara-fria com um chip capaz de monitorar a temperatura do produto que, em geral, varia de 2 a 8 graus Celsius, a fim de preservar as propriedades terapêuticas do medicamento.

A aplicabilidade dos produtos especiais destina-se a diferentes áreas como: Reprodução humana, Endocrinologia, Oncologia, Pediatria, Neurologia, Oftalmologia, Urologia, entre outros. A logística para a distribuição de tais produtos exige avançado sistema de rastreabilidade e monitoramento 24 horas. De acordo com Kina, a 4BIO realiza entregas em todo o Brasil em até 48 horas por meio de parceiros estratégicos.

A companhia é aúnica do seguimento que possui a certificação de qualidade ISO 9001:2008.

Além da distribuição
-Cursos online gratuitos de gestão de clínicas e consultórios para médicos e profissionais na saúde

-Serviços de home care: disponibiliza gratuitamente em seu website vídeos explicativos para auxiliar o manuseio e aplicação de alguns medicamentos; equipe de enfermagem preparada para sanar eventuais dúvidas; e para pacientes que necessitam de assistência sobre os produtos adquiridos, um profissional da saúde desloca-se até a residência do paciente para auxiliá-lo na aplicação

-Departamento de uso contínuo para doentes crônicos: uma equipe de call center faz o acompanhamento ativo, receptivo e envio dos medicamentos especiais

-Vendas online (e-commerce) e alertas via SMS com informações sobre os pedidos realizados e confirmação das entregas; além de cotação de preços via tablets e smartphones

Fonte SaudeWeb

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