Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 10 de setembro de 2012

EUA aprova novo medicamento para tratamento da leucemia mieloide crônica

Bosulif é destinado a pacientes com doença em estágio avançado que são resistentes ou que não toleram terapias tradicionais

A Food and Drug Administration dos EUA (FDA) aprovou hoje um novo medicamento para tratar a leucemia mieloide crônica (LMC), doença que afeta o sangue e a medula óssea e geralmente é diagnosticada em adultos mais velhos.

A maioria das pessoas com LMC têm uma mutação genética, chamada cromossomo Filadélfia, que faz com que a medula óssea produza uma enzima, a tirosina-quinase. Esta enzima desencadeia o desenvolvimento de muitos glóbulos brancos anormais chamados granulócitos que, na quantidade certa, combatem infecções.

O medicamento Bosulif (bosutinibe) é destinado a pacientes com doença em estágio avançado que são resistentes ou que não toleram outras terapias. Bosulif funciona bloqueando o sinal da tirosina-quinase, que promove o desenvolvimento de granulócitos anormais e pouco saudáveis.

"Com a aprovação dos inibidores de tirosina-quinase, estamos vendo melhorias no tratamento da LMC com base em uma melhor compreensão da doença. Estas melhorias têm sido observadas em fases crônicas e aceleradas da LMC", afirma Richard Pazdur, da FDA.

A segurança e a eficácia do Bosulif foram avaliadas em um único ensaio clínico que envolveu 546 pacientes adultos que tiveram a fase crônica, acelerada ou blástica da doença. Todos os pacientes tinham doença que progrediu após tratamento com outros medicamentos.

Os efeitos colaterais mais comuns observados em pessoas que receberam Bosulif foram náuseas, diarreia, baixo nível de plaquetas no sangue (trombocitopenia), vômitos, dor abdominal, erupção cutânea, febre e fadiga.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário