TAM, General Motors, Toyota, Renault, Mitsubish e Volkswagen passaram a utilizar o recurso para realizar contratações e descobrir se candidatos de emprego têm o perfil requerido
Empresas como a TAM, General Motors, Toyota, Renault, Mitsubish e Volkswagen passaram a utilizar um sistema neurocientífico para realizar contratações e descobrir se candidatos de emprego têm o perfil requerido pela vaga de em aberto. O conceito Neethling Brain Instruments (NBI) funciona por meio de questionários que conseguem medir o aspecto comportamental e mensurar impulsos dos candidatos.
O método, que teve início em 1921 – quando Carl Gustav Jung, em sua obra Psychological Types, identificou e descreveu quatro tipos de funções psicológicas: pensamento, sentimento, sensação e intuição – mas que foi informatizado apenas no final dos anos 90, consiste de 46 perguntas com quatro variáveis que analisam o comportamento – ou atitude repetitiva – do candidato.
Ele parte a partir do principio de que todo comportamento é o produto de respostas a estímulos, ou seja, sempre que fazemos alguma coisa, estamos agindo em resposta a alguma incitação.
Cezar Tegon, presidente da Elancers – empresa que aplica o teste, explicou que o que é medido no teste é a previsibilidade do usuário. Essa medição é feita por uma combinação na sequência das respostas. Segundo ele, atualmente estão disponíveis 2,4 milhões de combinações com índice de assertividade de 90%. Assim, o software cria um número matemático e mostra qual é a principal aptidão da pessoa.
Quando analisamos uma pessoa, avaliamos três elementos: dois deles são tangíveis. Sabemos medir as experiências das pessoas e o conhecimento (se for aplicada uma prova). Porém, não conseguimos avaliar o perfil comportamental dos candidatos. Os instrumentos de perfil comportamental medem esses impulsos”, apontou Tegon.
Criado a partir de banco de dados Oracle, o desenvolvimento desta tecnologia na Elancers demorou um ano e meio para garantir assertividade nas análises. E aos engraçadinhos que costumam mentir na internet, Tegon avisa: “as perguntas levam a um nível de resposta e preveem se as pessoas estão mentindo”.
Geralmente, as empresas direcionam os candidatos ao site que disponibiliza esse questionário. Porém, a Elancers permite que os interessados em realizar o teste sem que sejam indicados pelas companhias respondam às questões e deixem seus currículos disponíveis para análise. “Temos 4,6 milhões de pessoas cadastradas no nosso sistema e cada cliente nosso tem banco de dados exclusivos.” Tudo de forma gratuita, segundo Tegon.
Fonte SaudeWeb
Nenhum comentário:
Postar um comentário