Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 28 de março de 2012

Uso de células-tronco vegetais é tendência para o rejuvenecimento da pele

Ativos devem ser receitados por médicos para manipulação em farmácias magistrais

A cosmética brasileira começa a despertar para o uso de ativos extraídos de células-tronco na elaboração de fórmulas de cremes para melhorar a aparência da pele. O estudo da ação dessas substâncias na proteção de células-tronco humanas começou na Suíça, seguida por França e Itália e, mais tarde, Estados Unidos. O primeiro ativo foi lançado no mercado em 2008.

De acordo com a farmacêutica Ana Paula Fidelis, da importadora de matérias-primas farmacêuticas Pharma Nostra, agora essa tecnologia está consolidada e o uso de células-tronco vegetais é uma tendência para o rejuvenecimento da pele.

— Os estudos giram em torno da beleza, oferecendo proteção contra radiação solar, hidratação e replicação celular em busca do rejuvenescimento da pele — explica Ana Paula.

A vitalidade cutânea provém da renovação das células-tronco. Na pele humana, mais precisamente na camada basal da epiderme, há células-tronco maduras do tipo epiteliais, também denominadas de células germinativas. Elas têm a capacidade de reconstituir e manter o equilíbrio de células dentro da pele e regenerar o tecido ferido durante uma lesão. Mas, com a idade, sua potência diminui e suas habilidades de reparação e regeneração tornam-se menos eficientes, com reflexos no processo de envelhecimento.

Para o uso de células-tronco vegetais em cosméticos, é necessário que elas sejam compatíveis com as células-tronco da pele humana. Um desses novos ativos é o PhytoCellTec™ - Malus Domestica or, baseado em células-troncos vegetais, extraídas de uma rara espécie de maçã suíça, chamada Uttwiler Spätlauber, muito conhecida por sua longevidade potencial.

— Os estudos de eficácia mostraram que ela ajuda as células-tronco da pele a manter suas características e sua capacidade de construir novos tecidos, adia o aparecimento das primeiras rugas e combate as já instaladas — ressalta a farmacêutica.

A substância pode ser prescrita por um médico, que definirá a concentração e o veículo, para que a receita seja manipulada em farmácias magistrais. O ativo pode ser incorporado a séruns reparadores, cremes noturnos, loções corporais, tônicos capilares antiqueda, entre outras composições. No Exterior, existem cosméticos de marcas reconhecidas na indústria que já utilizam esse ativo na composição.

Segundo Ana Paula, é possível notar melhoras na textura, maciez, vitalidade e aparência da pele já nos primeiros dias de aplicação, mas os estudos pedem, aproximadamente, 30 dias com uso diário da formulação para consolidar os resultados.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário