Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 28 de março de 2012

O que você precisa saber antes de optar por implantes dentários

Falta de informação leva pacientes a tratamentos errados e ineficientes, diz dentista

Cada vez mais populares, os implantes viraram uma febre no Brasil. Esta área da Odontologia cresce a passos largos no Brasil, tanto na indústria nacional quanto na oferta e procura por tratamentos. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (Abimo), 800 mil implantes dentários são consumidos por ano no país.

De acordo com o especialista em implantes Eduardo Mangini, o uso de implantes dentários e próteses é uma forma de solucionar a falta de dentes e problemas de mastigação, com grandes chances de êxito.

— A grande demanda da indústria nacional fez com que o serviço de implante se tornasse acessível para a população — diz Mangini.

Estima-se que pelo menos 50% da população brasileira pode se beneficiar com a utilização dos implantes. Esse procedimento surgiu há aproximadamente 40 anos. Embora já se tenha ouvido falar sobre o implante dentário, percebe-se que existe na verdade um grande desconhecimento sobre o assunto por parte da população leiga.

A falta de informação e esclarecimentos sobre implantes, que levam muitos pacientes a tratamentos errados e ineficientes, como explica o cirurgião-dentista Waldemar Polido.

— O bom resultado do tratamento depende de um conjunto de fatores como um bom exame clínico, o diagnóstico por imagens adequado, um planejamento bem detalhado, a utilização de materiais modernos, e uma execução realizada por profissionais qualificados e experientes — afirma Polido.

Cuidados com a pirataria
Antes de optar por um implante, é essencial tomar alguns cuidados. De acordo com o cirurgião-dentista Rodolfo Candia Alba Júnior, um grave problema são peças piratas, produtos de contrabando ou sem registro da Anvisa.

— Muitas empresas viram na área um negócio promissor e estão fabricando peças sem regulamentação. São mais baratas, adquiridas por profissionais sem treinamento — afirma.

Alba Júnior explica que o implante "legal" tem um registro de fábrica e é a garantia de que se trata de um produto de qualidade. Segundo ele, o risco está nas conexões, componentes encaixados ao implante e emergidos fora da gengiva para a colocação da prótese.

— Com conexões ruins, incapazes de sustentar o alto impacto gerado pela força de mastigação, geram riscos de ter que substituir todo o implante num prazo de seis meses — alerta.

Dez dicas valiosas
Para se certificar de que não está entrando numa "roubada ", guarde estas 10 dicas:
1. Procure saber se o profissional é registrado no Conselho Regional de Odontologia (CRO) do estado. Isso pode ser feito pelo nome, pelo número do CRO do dentista ou pela especialidade diretamente no site do Conselho. Este cuidado vai ao menos garantir que o profissional escolhido fez um curso de especialização aprovado pelo CRO. Dentistas que não são especialistas são autorizados a executar tratamentos ortodônticos, mas você tem o direito de saber detalhes sobre a formação do profissional.

2. Converse bastante com o ortodontista antes de iniciar o tratamento. Certifique-se que ele está sempre disponível para tirar suas dúvidas por que certamente elas surgirão. Se o profissional responde com clareza as suas dúvidas na primeira consulta, já é um bom começo.

3. Verifique se ele é acessível pelo celular em caso de emergências. Nestas horas, é fundamental encontrar seu ortodontista com facilidade.

4. Questione sobre prazos e se estes são, de alguma forma garantidos. Isso evita que você fique pagando por um tratamento além do planejado.

5. Tente saber se o profissional tem planos para mudar de clínica em breve, assim você evita ter que trocar de ortodontista no meio do tratamento.

6. Informe-se se o atendimento será sempre realizado pelo mesmo profissional ou se você será atendido por uma equipe. Isso não é um problema, mas é importante e você tem o direito de saber antes de decidir.

7. Informe-se sobre os detalhes financeiros. O aparelho de contenção será cobrado no final? As mensalidades serão reajustadas? Isso evita aborrecimentos futuros.

8. Não procure apenas pelos tratamentos mais baratos. Tente sempre unir a confiabilidade a uma boa proposta financeira.

9. Clínicas onde o volume de clientes é muito grande e o atendimento é realizado rapidamente precisam ser extremamente organizadas para que não se comprometa a qualidade do atendimento. Observe estes detalhes atentamente.

10. Pergunte, pergunte e pergunte. É seu direito ter dúvidas até que se sinta 100% com a escolha.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário