Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 28 de março de 2012

Inmetro alerta: 'Cuidado com brinquedos dos ovos de Páscoa'

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, Inmetro, alerta: consumidores devem observar se os brinquedos oferecidos como brindes nos ovos de Páscoa contêm o selo da instituição.

A embalagem do ovo deve apresentar o seguinte frase: "Atenção: Contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade".

Já o selo deve ser encontrado no brinquedo ou em sua embalagem. Ele indica que o produto é certificado e atende aos requisitos mínimos de segurança estabelecidos na regulamentação brasileira.

Marcelo Monteiro, gerente da Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade (Divec), chama atenção para o fato de os brinquedos de ovos de Páscoa serem geralmente pequenos e, por esse motivo, mais perigosos para crianças menores.

Assim, é importante que os pais fiquem atentos aos avisos de restrição de faixa etária. Se não houver restrição, é preciso que isso esteja explícito, com frase afirmando que o brinquedo pode ser usado por crianças de qualquer idade.

A análise realizada pelo Inmetro observa quesitos como características físicas (se tem partes que cortam ou furam), nível de inflamabilidade (se pode queimar e provocar queimadura), índice de toxicidade do material e das tintas usadas na fabricação (se o material ou a tinta são tóxicos).

O trabalho de certificação dos produtos pode reduzir os riscos de acidentes com os brindes.

Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário