Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Toxina Botulínica é usada por dentistas em tratamentos de saúde bucal

Toxina Botulínica é usada por dentistas em tratamentos de saúde bucal Divulgação, hagah /
Bruxismo e dores de cabeça de origem odontológica podem
 ser aliviados com o produto
Substância normaliza músculo melhorando ranger de dentes, sorriso gengival e outros problemas
 
A toxina botulínica, conhecida como Botox, é famosa por disfarçar rugas de expressão e flacidez no rosto, mas é utilizada também no tratamento odontológico para a resolução dos casos de sorriso gengival, de bruxismo e de dores de cabeça de origem odontológica, dentre outros.

— A toxina botulínica é mais um recurso terapêutico que a odontologia dispõe para solucionar problemas — afirma Tatiane Marega, coordenadora do curso de Especialização de Pacientes com Necessidades Especiais e de Capacitação em Toxina Botulínica na Odontologia da Faculdade São Leopoldo Mandic.

A especialista explica que a toxina botulínica age paralisando o músculo que está em hiperfunção, devolvendo-lhe o estado de normalidade. O procedimento é seguro e não há nenhum comprometimento motor da boca.

— É um tratamento simples, eficiente, feito em dez minutos com agulha fina (como a usada para aplicar insulina) e com alto grau de satisfação relatado pelos pacientes — salienta.

Para o bruxismo, por exemplo, a toxina botulínica ajuda tanto os pacientes que rangem quanto os que apertam os dentes. A substância é aplicada de cada lado da face, nos principais músculos da mastigação para fazê-los perderem a força excessiva.

— É um tratamento novo que vem apresentando resultados incríveis, ideal para quem não quer mais dormir com a placa protetora nos dentes — observa Tatiane.

Pacientes que ao sorrirem mostram a gengiva em excesso (chamado sorriso gengival) podem livrar-se da cirurgia nos casos em que a distância do lábio até a gengiva não excede três milímetros. Uma pequena aplicação no músculo interno do buço, responsável por tracionar o lábio superior para cima, impede que ele suba e, mantendo-se no lugar, expõe menos a gengiva.

— A melhora do quadro é notória e não há perda de sensibilidade no lábio superior, nem a sensação de face paralisada — garante Tatiane.

A toxina botulínica é muito útil ainda na preparação dos músculos da boca do paciente que vai fazer implante dentário. A substância ajuda no relaxamento da musculatura da mastigação, o que favorece a adaptação ao uso de próteses dentárias.

Assim como acontece quando usado para fins estéticos, pela medicina, a toxina botulínica na odontologia também tem duração de seis meses e precisa ser reaplicada para continuidade do bom resultado.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário