Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Variação genética impede produção de odores sob os braços

Pesquisa com 6.495 mulheres revelou que cerca de 2% das mães carregam uma variação rara do gene ABCC11, que impede a produção de odor nas axilasPesquisa sugere que mais de 75% das pessoas que carregam gene ABCC11 mutante e não precisam de desodorante usam o produto
 
Cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, demonstraram que mais de 75% das pessoas que carregam uma versão particular de um gene não produzem odor sob o braço, mas usam desodorante mesmo assim.
 
 
O estudo, baseado em uma amostra de 6.495 mulheres revelou que cerca de 2% das mães carregam uma variação rara do gene ABCC11, que impede a produção de odor nas axilas.
 
Segundo os pesquisadores, o trabalho pode abrir portas para que a genética passe a ser utilizada para facilitar a escolha de produtos de higiene pessoal. "Um teste genético simples poderia poupar alguns indivíduos da compra e do uso de produtos desnecessários e também reduzir a exposição deles a substâncias químicas", afirma o coordenador da pesquisa Santiago Rodriguez.
 
Estudos anteriores mostraram que existe uma ligação entre uma variante genética localizada no gene ABCC11 e o odor sob o braço.
 
As glândulas sudoríparas produzem suor que, combinado com as bactérias, resulta em mau cheiro nas axilas. A produção de odor depende da existência de um gene ABCC11 ativo. No entanto, o gene ABCC11 é conhecido por ser inativo em algumas pessoas devido a alterações genéticas.
 
Os autores destacam que as pessoas que carregam essa variante genética rara também são mais propensas a ter a cera seca no ouvido e que a verificação da presença de cera é um bom indicador da produção, ou não, de odor sob os braços.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário