Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Teste do Coraçãozinho para recém-nascidos é implantado no ES

Teste do coraçãozinho está sendo realizado no Hospital Estadual e Maternidade de Vila Velha (Himaba)
Foto: Governo do Espírito Santo
Teste do coraçãozinho está sendo realizado no Hospital
Estadual e Maternidade de Vila Velha (Himaba)
Teste é considerado essencial para diagnosticar precocemente a cardiopatia congênita crítica e iníciar tratamento
 
Os recém-nascidos no hospital Himaba, da rede estadual de saúde no Espírito Santo, já têm disponível o teste do Coraçãozinho, que ajuda a detectar doenças cardíacas congênitas graves e a evitar morte prematura das criança ainda no primeiro mês de vida.
 
Segundo a cardiologista pediátrica Sônia Rabello, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o procedimento, preconizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, é realizado em todos os recém-nascidos com mais de 34 semanas de idade gestacional e é apontado como essencial para o diagnóstico precoce de cardiopatia congênita crítica. Isso porque ele funciona como uma triagem dos bebês que têm o risco de ter uma doença cardíaca grave.
 
O teste é feito com um aparelho chamado oxímetro de pulso. Os sensores são colocados na mão direita e em um dos pés do bebê para medir a concentração de oxigênio no sangue arterial da criança. Aquelas que apresentarem alterações são encaminhadas para exame mais específico, o ecocardiograma, em até 24 horas, no próprio hospital, para diagnóstico e tratamento.
 
O ecocardiograma é feito com aparelho de ultrassonografia, que mostra a anatomia e funcionamento do coração. Através dele, é possível detectar qualquer defeito cardíaco congênito. A médica ressalta que a especificidade do Teste do Coraçãozinho é de 99%, o que significa que, quando dá negativo, praticamente descarta a possibilidade de doenças cardíacas graves.
 
Confirmação dos casos
Segundo a cardiologista, os resultados passam por um processo rigoroso para confirmação. " Nem todo Teste do Coraçãozinho dado como positivo tem o resultado confirmado pelo ecocardiograma. Estudos realizados comprovam que 25% das crianças enviadas para o ecocardiograma não possuem má-formação no órgão.
 
De acordo com informações da direção do Himaba, 160 crianças já realizaram o Teste do Coraçãozinho, desde que ele foi implantado. Dessas, 10 foram enviadas para exame complementar.
 
De cada mil crianças que nascem no mundo, uma apresenta má-formação cardíaca. Há casos simples e outros mais complexos que colocam a vida do bebê em risco precocemente. O exame é importante para combater o índice de 10% das mortes infantis são causadas por doenças cardíacas.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário