Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 22 de abril de 2013

Apontado como vilão da inflação, tomate é fundamental para uma dieta saudável

Vegetal é rico em licopeno e possui alto poder antioxidade
 
Muito popular na mesa dos brasileiros, o tomate foi motivo de preocupação nas últimas semanas em todo o país. Apontado como o vilão da inflação, o preço do vegetal teve alta de 122,1% em 12 meses até março, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 
Apesar de estar pesado para o bolso, o consumo do tomate é importante para uma dieta saudável. De acordo com a nutricionista funcional Alice Müller, o fruto é rico em licopeno, pigmento responsável pela sua cor vermelha e brilhante.
 
— O licopeno é um fitoquímico que, além de colorir os alimentos, atua como um potente antioxidante — explica a especialista.
 
O poder antioxidante do tomate ajuda a evitar os danos às células, contribuindo para minimizar o processo de envelhecimento e de todas as doenças relacionadas a ele. Esse poder antioxidante é reforçado pela presença das vitaminas A e C, que ainda fortalecem a imunidade do corpo.
 
— Diversos estudos correlacionam a ingestão de alimentos com licopeno a redução do risco ou progressão de diversas doenças, entre elas as cardiovasculares e certos tipos de câncer, como o de próstata, um dos tumores mais incidentes no homem. Ele tem sido considerado um eficaz inibidor da proliferação das células cancerígenas — afirma Alice.
 
A melhor forma de aproveitar o licopeno presente no tomate é consumi-lo cozido pois, assim, ele será melhor absorvido pelo organismo. Com o aquecimento, as paredes celulares do alimento se rompem e os compostos são facilmente liberados.
 
— Preparar um molho de tomate é uma excelente opção. E fica ainda melhor quando associado a algum tipo de gordura, como o azeite de oliva. Mas, fique atento aos molhos prontos: eles costumam ter açúcar, muito sal e realçadores de sabor com grande quantidade de sódio—diz a nutricionista.
 
Para alcançar todos esses efeitos protetores do tomate, a recomendação é consumir cerca de 35mg de licopeno por dia, o que equivale a meia xícara de molho. Mas se a inflação deixou o consumo desse vegetal um tanto desagradável para o bolso, a boa notícia é que ele pode ser subtituído por outros alimentos que cumprem funções semelhantes:
 
— Melancia, goiaba, pitanga e mamão são alternativas, pois também possuem licopeno em boas quantidades — indica Alice.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário