Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 8 de julho de 2014

Diabetes: Oswaldo Cruz recruta pacientes para pesquisa clínica inédita

http://www.parceirosvoluntarios.org.br/images/noticias/voluntario.jpgExpectativa é que doenças retinianas, renais e neuropatias regridam após cirurgia metabólica, mais eficaz e barata que tratamentos atuais

Uma pesquisa que pretende comprovar os benefícios do tratamento cirúrgico, em comparação aos tratamentos clínicos, para doenças microvasculares decorrentes da diabetes tipo 2 está sendo realizada no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, no Instituto de Educação e Ciências em Saúde (IECS). A previsão é que o trabalho seja concluído em 2015.

A investigação consiste em realizar cirurgia bariátrica em pacientes com histórico de Diabetes há 15 anos ou menos e com Índice de Massa Corpórea (IMC) entre 30 e 35 kg/m2, sem obesidade mórbida, e que apresentam sintomas iniciais das doenças referidas. Segundo Ricardo Cohen, principal médico investigador da pesquisa, o foco estará sobre as complicações com mais altas incidências entre diabéticos - as doenças retinianas em diabéticos, por exemplo, são a principal causa de cegueira no mundo.

A técnica utilizada será o bypass gástrico (ou Y de Roux), no qual é feito grampeamento do estômago e desvio do intestino inicial para alterar o trânsito de alimentos. A expectativa é que os sintomas regridam parcial ou totalmente após o procedimento. Se comprovada a tese, será possível mudar a política na saúde pública, uma vez que o tratamento cirúrgico poderá ser mais econômico e eficaz, diz Cohen.

Outro estudo, realizado também pelo IECS do Oswaldo Cruz e coordenada por Cohen, demonstrou o controle da diabetes tipo 2 em pacientes com obesidade leve e sobrepeso através da intervenção metabólica. Publicado na revista Diabetes Care, os resultados apontaram que 88% dos pacientes tiveram a doença completamente revertida e 11% diminuíram o uso de medicamentos.

A pesquisa está em fase de recrutamento. Pacientes que atenderem aos critérios e tiverem interesse em participar devem entrar em contato pelo e-mail obesidade@haoc.com.br

Saúde Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário